Topologia das principais proteínas da membrana e do citoesqueleto eritrocitário

Autores

  • Wagner de Jesus Pinto Universiddade Federal do Acre
  • José Eduardo de Marialva UNICAMP
  • Silvana Maria Guida Cardoso
  • Miguel Arcanjo Areas UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6422

Palavras-chave:

Eritrócito. Topologia. Membrana. Citoesqueleto. Proteínas.

Resumo

A membrana eritrocitária está ligada à um esqueleto subjacente via proteínas de membrana integrais, as quais, juntamente com as proteínas esqueléticas atuam no sentido de estabelecer a forma e as propriedades mecânicas da célula.Os eritrócitos constituem um mecanismo eficaz de transporte de gases no sangue, função essa facilitada por sua geometria discoide e bicôncava. São células sujeitas a altas pressões impostas pelo sistema artério-venoso e sujeitas a grandes deformações em decorrência ao passarem atravésde capilares com 2 a 3 μm de diâmetro. A membrana plasmática e o citoesqueleto eritrocitário apresenta papel extremamente importante na capacidade de deformação celular do eritrócito e na manutenção da integridade estrutural da célula. Anormalidades na fração proteica que compõem a membrana e o citoesqueleto eritrocitário (glicoforina, proteína de banda 3, espectrinas, proteína 4.1, anquirina dentre outras) tem impacto direto na deformidade celular. Defeitos nessas proteínas alteram as funções eritrocitárias e amorfologia celular causando esferocitose, estomatocitose, eliptocitose dentre outras alterações do formato celular. O estudo topológico das proteínas que estão presentes na membrana do eritrócito e em seu citoesqueleto constitui uma fonte rica de informações para compreender de forma mais plena a função desses elementos na fisiologia celular e também nas disfunções celulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner de Jesus Pinto, Universiddade Federal do Acre

Possui Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular obtido na Univesidade Estadual de Campinas (UNICAMP) habilitado nas áreas de Bioquímica e Fisiologia Humana. Atualmente é professor Adjunto-4 Doutor da Universidade Federal do Acre responsável pela disciplina de Bioquímica e Fisiologia Humana nos cursos da área da saúde com maior participação nos cursos de nutrição, enfermagem e medicina. Tem experiência na área de Metabolismo, atuando principalmente nos temas relacionados ao controle da pressão arterial, nitrovasodilatadores, adrenoceptores e estudo de substâncias naturais e seus efeitos biológicos.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

Pinto, W. de J., de Marialva, J. E., Guida Cardoso, S. M., & Arcanjo Areas, M. (2013). Topologia das principais proteínas da membrana e do citoesqueleto eritrocitário. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(1), 106–120. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6422