Gorduras, sal e açúcares de alimentos: o conhecimento de adultos quilombolas hipertensos e diabéticos da baixada Maranhense
Português
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.63463Palavras-chave:
Saúde da População Negra. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde. Quilombolas. Hipertensão. Diabetes Mellitus.Resumo
Introdução: O aumento da compreensão dos fenômenos relacionados à saúde é um importante aspecto promovedor da melhoria da qualidade de vida na hipertensão arterial e no diabetes mellitus, doenças estas que se mostram mais prevalentes nas populações negras do Brasil, como por exemplo, a quilombola. Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de quilombolas sobre as gorduras, sal e açúcares no controle dietético da hipertensão arterial e do diabetes mellitus no município de Bequimão, Maranhão, Brasil. Métodos: Foi conduzido um estudo transversal, com 115 quilombolas, coletando-se características socioeconômicas, clínicas e de estilo de vida e conhecimentos sobre o controle alimentar na hipertensão arterial e no diabetes mellitus. Para a verificação da associação entre as variáveis estudadas, usou-se o teste qui quadrado ou Exato de Fisher (p<0,05). Resultados: Evidenciou-se adequado conhecimento no que se refere à quantidade de gordura nos alimentos e ao uso dos adoçantes. Contudo, a maioria dos quilombolas estudados desconhece ou não tem certeza sobre a qualidade das gorduras, a presença ou não do colesterol e o teor de sal dos alimentos, bem como sobre a influência que fontes alimentares de proteína, fibra e gordura possuem sobre os níveis de açúcar no sangue. Considerações finais: O presente estudo conduz à conclusão de que carece à maioria dos quilombolas estudados, sobretudo aos homens e também aos hipertensos, conhecimentos sobre gorduras, sal e açúcares de alimentos.
Palavras-chave: Saúde da População Negra. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde. Quilombolas. Hipertensão. Diabetes Mellitus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.