CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PRECEPTORES EM SAÚDE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-4199-9696
  • Lidiane Carla dos Santos Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0009-0003-8215-1338
  • José Sebastião de Araújo Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Anna Santana Pereira Rolim de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Fabiana Barbosa Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-7788-1307

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.61999

Palavras-chave:

Ensino em saúde, Preceptoria, Metodologia Ativa

Resumo

Objetivo: Identificar as percepções e as práticas de preceptores acerca do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde de uma escola pública de medicina no nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo. Resultados: Foram entrevistados 24 preceptores. Quanto à atuação do preceptor e suas concepções e práticas na articulação com o serviço, destacam-se a articulação entre as atividades assistenciais com as atividades de preceptoria; a identificação de oportunidades de aprendizado para o estudante no campo de atuação da preceptoria; a articulação entre teoria e prática, enfatizando a dinâmica, a diversidade e a singularidade das situações do campo de atuação da preceptoria; o estímulo ao estudante para o exercício da problematização, identificando um problema e buscando soluções práticas e viáveis; e a crença que o uso de metodologias ativas pode auxiliar o estudante na tomada de decisão e no protagonismo nos cenários de prática. Conclusão: A percepção dos preceptores sobre as MA de ensino-aprendizagem é de grande importância para a construção de ações que atendam às suas necessidades pedagógicas para o processo de formação de novos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeiro. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Costa, R. R. de O., Borges, L. C. dos S. ., Araújo Júnior, J. S. de ., Araújo, A. S. P. R. de ., & Gonçalves, F. B. . (2025). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PRECEPTORES EM SAÚDE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(1), 202–209. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.61999