CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PRECEPTORES EM SAÚDE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.61999Palavras-chave:
Ensino em saúde, Preceptoria, Metodologia AtivaResumo
Objetivo: Identificar as percepções e as práticas de preceptores acerca do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde de uma escola pública de medicina no nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo. Resultados: Foram entrevistados 24 preceptores. Quanto à atuação do preceptor e suas concepções e práticas na articulação com o serviço, destacam-se a articulação entre as atividades assistenciais com as atividades de preceptoria; a identificação de oportunidades de aprendizado para o estudante no campo de atuação da preceptoria; a articulação entre teoria e prática, enfatizando a dinâmica, a diversidade e a singularidade das situações do campo de atuação da preceptoria; o estímulo ao estudante para o exercício da problematização, identificando um problema e buscando soluções práticas e viáveis; e a crença que o uso de metodologias ativas pode auxiliar o estudante na tomada de decisão e no protagonismo nos cenários de prática. Conclusão: A percepção dos preceptores sobre as MA de ensino-aprendizagem é de grande importância para a construção de ações que atendam às suas necessidades pedagógicas para o processo de formação de novos profissionais de saúde.
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