O ser-paciente com complicações oftalmológicas do diabetes mellitus: um estudo fenomenológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.60581

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Diabetes Mellitus, Complicações do diabetes

Resumo

Objetivo: Compreender as repercussões geradas na vida dos indivíduos com complicações oftalmológicas decorrentes do diabetes, para desvelar o sentido dessa vivência. Método: Estudo qualitativo com enfoque fenomenológico à luz da hermenêutica de Heidegger. Os participantes da pesquisa foram pacientes com complicações oftalmológicas do diabetes mellitus, atendidos em um ambulatório oftalmológico público. A análise fenomenológica foi realizada em três etapas: Primeiro, a descrição do fenômeno, em seguida, a redução fenomenológica e, por último, a redução eidética. Resultados: Participaram do estudo nove pacientes, sendo sete do sexo feminino, com idades entre 38 e 69 anos. Da análise das entrevistas emergiram três categorias, a saber: O ser-aí nas vivências: percepção sobre o diagnóstico de DM às complicações oftalmológicas; Desvelamento das expectativas e sentimentos para o futuro convivendo com as complicações; e Ressignificação da experiência por meio de si, da fé e da família. Considerações finais: O ser-paciente com complicações oftalmológicas do DM vivencia diversas repercussões a partir do processo de doença. A fenomenologia permitiu acessar esse ser em sua essência, desvelando os sentidos das vivências com as complicações do DM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Dias de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2010), Especialização em Saúde do Idoso pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC/UFMG (2011 / 2013), Mestrado (2013/2014) e Doutorado (2015/ 2017) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - EE/UFMG. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Enfermagem e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde (PPGCPS) . Líder do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - UNIMONTES. Pesquisador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Focos de atuação: Saúde do Adulto e Idoso, Prática Baseada em Evidência Científica, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Processo de Enfermagem e Taxonomias/Classificações de Enfermagem (NANDA I, NIC, NOC e CIPE).

Ricardo Otávio Maia Gusmão, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFMG. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2016).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes-MG (2004). Pós graduação em Saúde Mental, Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI (2010). Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo HUCF-Unimontes. Faz formação em psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Professor efetivo de educação superior na Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, Departamento de Enfermagem, disciplina Saúde Mental. Coordenador,Tutor e preceptor da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Universidade Estadual de Montes Claros. Professor de Saúde Mental nas Faculdades Unidas do Norte-Funorte e Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI, atuando nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina. Membro do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - Unimontes. Possui cargo efetivo de enfermeiro em Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial do município de Montes Claros-MG. Têm experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Assistência à Saúde Mental, Cuidado Primário de Saúde Mental, Cuidado de Enfermagem e Psicanálise.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Lima, A. L. S. ., Dias de Araújo, D., & Gusmão, R. O. M. (2025). O ser-paciente com complicações oftalmológicas do diabetes mellitus: um estudo fenomenológico. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(1), 88–93. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.60581