Impactos da frenotomia lingual na amamentação: percepção das mães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.59213

Palavras-chave:

Anquiloglossia, Saúde do Lactente, Aleitamento materno, Freio lingual

Resumo

Introdução: a anquiloglossia acontece quando uma porção de tecido embrionário, que deveria ser reabsorvida por apoptose na vida intrauterina, se mantém na face ventral da língua e pode restringir os seus movimentos. Objetivo: avaliar a percepção de mães de bebês, em relação à amamentação, que realizaram cirurgia de frenotomia lingual em um intervalo de seis meses no Centro de Especialidades Odontológicas do Estado da Paraíba (COCA). Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo e transversal. A amostragem foi realizada por conveniência, utilizando o critério de saturação das falas. A coleta de dados ocorreu de forma remota, na qual foi realizada uma entrevista semi-estruturada contendo perguntas que permitiram comparar aspectos sobre a amamentação antes e após à realização da cirurgia. A avaliação dos dados teve por base a análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Resultados: no total 20 bebês realizaram frenotomia lingual durante o período avaliado. Participaram das entrevistas 12 mães, sendo a presença de engasgos, mamilos sensíveis, com dor e/ou ferimentos, tempo reduzido entre uma mamada e outra, dificuldade para pegar uma ou as duas mamas de forma correta, presença de estalidos e a sensação de que o recém-nascido se cansava facilmente ao mamar os sinais mais narrados por elas em relação à amamentação no período anterior ao procedimento. No geral, todas as mães disseram ter observado melhora na amamentação após a intervenção. Conclusão: mães observaram que o procedimento da frenotomia lingual teve uma repercussão positiva na amamentação, reduzindo desconfortos para a mãe e para o bebê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estéfany Louíse Pereira, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB)

Cirurgiã-dentista, Residente da Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (ReCLIO) da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Evaldo Sales Honfi Júnior, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

Cirurgião-dentista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Paulistano (HP), atuante no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Cirurgiã-dentista, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Larissa Santos Amaral Rolim, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB)

Cirurgiã-dentista, Doutora em Ciências Odontológicas com área de concentração em Patologia Oral e Estomatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Residente da Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (ReCLIO) da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Rebeca Cecília Vieira de Souza , Universidade de Pernambuco (FOP/UPE)

Cirurgiã-dentista, Doutora em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), atuante no Centro de Especialidades Odontológicas de Mangabeira em João Pessoa-PB.

Eduardo Dias Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Cirurgião-dentista, Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA-UNESP) e Tutor do Programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (ReCLIO) da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Pereira, E. L., Sales Honfi Júnior, E. ., Navarro Ribeiro de Lima, T. M. ., Santos Amaral Rolim, L. ., Vieira de Souza , R. C. ., & Dias Ribeiro, E. . (2025). Impactos da frenotomia lingual na amamentação: percepção das mães. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(1), 125–133. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.59213