Desenvolvimento e validação de recursos terapêuticos para reabilitação de fraturas relativas aos membros superiores através do uso de impressão 3D
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.58113Palavras-chave:
Impressão tridimensional, Reabilitação, Fraturas Ósseas, Estudo de validaçãoResumo
Introdução: Os membros superiores são estruturas do esqueleto apendicular anexas ao esqueleto axial. Todavia, quando esse segmento passa por um evento de trauma, podem ser instalados diferentes déficits relacionados ao comprometimento de suas estruturas. Objetivo: Objetiva-se com esse estudo apresentar as possibilidades de desenvolvimento e confecção de recursos de reabilitação para fraturas relativas aos membros superiores em pacientes adultos a partir da impressão tridimensional. Metodologia: Estudo quantitativo, analítico, descritivo e transversal, sem intervenção. Realizado o desenvolvimento dos recursos a partir de softwares do tipo Computer Aided Design (CAD) e de fatiamento. A validação foi feita a partir de uma escala Likert de 5 pontos aplicada em forma de questionário com 10 juízes especialistas. Resultados: Foram elaborados 3 recursos terapêuticos e, para corroborar com a aplicação do questionário, construiu-se o estudo de custo dos desses, tendo valor final de R$ 63,05. Com a coleta das respostas dos juízes e a análise de suas respostas à escala, pode-se validar os dispositivos com média geral de 77,5%. Discussão: Com isso, afirma-se que foram produzidos equipamentos capazes de atuar na reabilitação do público-alvo, apresentando característica como peso reduzido, baixo-custo, design e estética satisfatórios somados à sua empregabilidade na clínica de reabilitação. Conclusão: Em seu desenrolar, foi possível a validação e a criação de referenciais com custo-benefício satisfatório para o aprimoramento pessoal e da pesquisa científica nacional e internacional, contribuindo como subsídio para investigações de mesmo cunho que, porventura, sejam idealizadas futuramente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.