Cardiovascular risk factors in military personnel of the brazilian airforce at Alcântara (MA)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.54191Palavras-chave:
Fatores de Risco Cardiovascular, Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares, Saúde Militar, Pessoal da Força Aérea, ObesidadeResumo
Objetivo: investigar a frequência de fatores de risco cardiovascular em militares da Força Aérea Brasileira em Alcântara, Brasil. Metodologia: estudo transversal retrospectivo foi realizado com registros clínicos de 240 militares ativos e oriundos de prontuários do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico, e de avaliação nutricional do Setor de Subseção de Nutrição. Foram extraídos os fatores de risco cardiovascular modificáveis (diabetes mellitus - DM, hipertensão arterial sistêmica - HAS, obesidade geral, obesidade abdominal, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, sedentarismo, tabagismo e etilismo) e não modificáveis (sexo e idade), dados antropométricos e de doenças cardiovasculares (DCV). Estatística descritiva e teste qui-quadrado foi aplicado (a=5%). Resultados: a amostra foi predominantemente de homens (55,8%) e com média de idade de 33 (±8,4) anos. Os fatores de risco mais prevalentes foram sobrepeso (43,8%), obesidade abdominal (42,9%), obesidade geral (21,3%), etilismo (34,6%) e sedentarismo (31,3%). Quanto a distribuição dos fatores de risco cardiovascular em relação ao gênero, foi constatada associação significativa com HAS, sedentarismo, obesidade abdominal e estado nutricional (p=0,004, p=0,027, p=0,040 e p=0,018, respectivamente). Para a amostra, 2,7% apresentavam DCV. Conclusão: os fatores de risco cardiovascular predominantes foram sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade geral, etilismo e sedentarismo. Nos homens foi predominante a hipertensão e o excesso de peso e nas mulheres, o sendentarismo e a obesidade abdominal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.