Avaliação da qualidade de um programa de Triagem Auditiva Neonatal em um hospital público do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.53409

Palavras-chave:

Audição, Perda auditiva, Saúde da criança, Sistema Único de Saúde, Triagem neonatal

Resumo

Introdução: a Triagem Auditiva Neonatal (TAN) é essencial para a identificação da deficiência auditiva em tempo oportuno. No Brasil, há disparidades entre os programas que fornecem a TAN, apontando para a necessidade de monitorá-los. Objetivo: avaliar os indicadores de qualidade de um programa de TAN em um hospital localizado no Rio Grande do Norte. Metodologia: trata-se de um estudo retrospectivo, com uso de dados secundários, cuja população consistiu nos nascidos vivos, entre os anos de 2015 e 2019. Foram considerados os indicadores de universalidade, os índices de reteste, follow-up do reteste e encaminhamento para diagnóstico auditivo, a idade de conclusão da TAN, o comparecimento ao diagnóstico e conclusão e o início da terapia fonoaudiológica e adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), calculando-se porcentagens e médias. Resultados: a média do indicador de universalidade foi de 67,2%. Quanto ao reteste, houve variação entre 6,1 e 10,4%, ao passo que o follow-up do reteste oscilou de 38 a 65,4% e o índice de encaminhamento para diagnóstico auditivo, de 0,8 a 1,5%. A porcentagem de neonatos que realizaram a triagem, antes dos 30 dias, foi de 97,4%. Em todo o período estudado, o comparecimento ao diagnóstico e conclusão, início de terapia fonoaudiológica e adaptação de AASI não foram alcançados. Conclusão: no programa averiguado, apenas os indicadores índices de reteste, encaminhamento para diagnóstico auditivo e idade de conclusão da TAN encontram-se dentro do preconizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Ramos Paschoal Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Ângela Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Odontopediatria, Professora do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Ramos Paschoal Dutra, M. ., Oliveira da Fonsêca, R., & Fernandes Ferreira, M. Ângela. (2023). Avaliação da qualidade de um programa de Triagem Auditiva Neonatal em um hospital público do Rio Grande do Norte. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(4), 623–629. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.53409