Perfil de internações por doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas em residentes da capital da Bahia antes e durante a pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.52608

Palavras-chave:

Doenças não Transmissíveis, Perfil de Saúde, COVID-19

Resumo

Introdução: tem-se observado que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) aumentam a vulnerabilidade da população em relação aos riscos de adoecimento e morte pela COVID-19, ao mesmo tempo em que sua relação com esta doença é sindêmica. Contudo, trabalhos anteriores não analisaram o período pandêmico e não levaram em conta a variável raça/cor e faixas etárias diferentes das de adultos nos estudos. Objetivo: destarte, objetivou-se compreender melhor as diferenças no perfil de morbidade hospitalar das doenças e condições endócrinas, nutricionais e metabólicas da população residente do município de Salvador-BA antes e depois da pandemia. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico ecológico descritivo, retrospectivo (2018-2021) e baseado em dados secundários provenientes do Sistema de Informações Hospitalares do SUS para o cálculo do Indicador de Morbidade Hospitalar (IMH). Resultados: identificou-se aumento na frequência de internações em todas as causas específicas, entre 2018 e 2019, e diminuição, exceto no caso do diabetes mellitus, em 2020. Em 2021, destacou-se o aumento no número de internações por obesidade, o maior dos últimos 8 anos. As maiores variações do IMH (aumento) foram observadas na população negra para todas as causas específicas. Os indivíduos do sexo biológico masculino foram mais afetados na ocorrência de desnutrição e diabetes mellitus e, no caso do sexo feminino, de obesidade. Conclusão: destaca-se o aumento considerável do IMH na população infantil para desnutrição e sublinha-se a necessidade de garantir a implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Lopes, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Saúde Coletiva (ISC-UFBA), Bacharel em Saúde (UFBA) e Cientista de Dados. Integrante do eixo Mídia e Saúde do Observatório de Análise Política em Saúde (ISC-UFBA) e do grupo de pesquisa Vacina, jornalismo e mídias sociais do INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/Fiocruz).

Helena Lima, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Possui graduação em Odontologia, pela Universidade Federal da Bahia, Sanitarista, com especialização em Medicina Social sob a forma de Residência, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Epidemiologista, egressa da sexta turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS_EPISUS, parceria entre o Ministério da Saúde do Brasil e o CDC/GA/USA. Doutoranda em Ciências da Saúde (UFBA), Mestre em Biotecnologia e Medicina Investigativa, pela Fundação Oswaldo Cruz. Servidora Pública Municipal, Sanitarista do Município de Salvador-Bahia.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lopes, A., & Lima, H. (2023). Perfil de internações por doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas em residentes da capital da Bahia antes e durante a pandemia COVID-19. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(4), 700–707. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.52608