Consumo de ácidos graxos n-3 e função renal: indicativos de efeitos protetores em situações patológicas

Autores

  • Isabela Coelho
  • Everson A. Nunes

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.5166

Palavras-chave:

ácidos graxos n-3 – função renal – doença renal.

Resumo

Com o aumento do consumo de ácidos graxos poli-insaturados (AGPI) n-6 em detrimento dos n-3, há maior produção de metabólitos que apresentam potentes características pró-inflamatórias, trombóticas e agregadoras. Tais efeitos são distintos das ações dos derivados dos AGPI n-3. Atualmente, estudos em modelos animais e humanos portadores de doença investigam o uso dos AGPI n-3 como potenciais modulares da função renal, que pode estar frequentemente alterada em doenças com cunho inflamatório. Em animais, a suplementação com AGPI n-3 foi capaz de prevenir o desenvolvimento de doença renal em ratos diabéticos do tipo I, melhorar o quadro de caquexia e parâmetros renais em ratos portadores de tumor, melhorar o perfil lipídico em ratos hipertensos espontâneos e também em ratos diabéticos do tipo II. Já em humanos, mesmo que a suplementação com óleo de peixe não seja completamente encorajada, existem evidências de que pacientes em diálise apresentam melhora da dislipidemia que os acomete, o que pode potencialmente prevenir alterações cardiovasculares. Tendo em vista que pesquisas utilizando AGPI  n-3 mostram modificações positivas, podendo levar a uma melhora no quadro de doenças renais já instaladas, estudos com esse foco devem ser encorajados a fim de esclarecer mecanismos de ação e revelar conclusões sobre suas aplicabilidades em diversas doenças. Nesta revisão, potenciais evidências e mecanismos envolvidos no uso do AGPI n-3 para modular a função renal modificada por doença são discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Coelho

Nutricionista; Mestranda em Biologia Celular e Molecular, área de concentração Fisiologia – Laboratório de Fisiologia Renal – Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Coelho, I., & Nunes, E. A. (2010). Consumo de ácidos graxos n-3 e função renal: indicativos de efeitos protetores em situações patológicas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 9(3), 247–251. https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.5166