Sucessos e vicissitudes do ensino da bioética na graduação de medicina sob a perspectiva de docentes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.50007Palavras-chave:
Educação médica. Código de Ética Médica Ensino superior. Deliberação. Desenvolvimento moral.Resumo
Introdução: o ensino da bioética na graduação médica se insere na perspectiva de uma sociedade que demanda pela retenção dos valores humanos. Objetivo: caracterizar a percepção de docentes de medicina de Instituições de Ensino Superior privada e pública de Londrina, Paraná a respeito dos sucessos e vicissitudes do porquê, o que, quando e como ensinar bioética na formação do médico. Metodologia: pesquisa quantitativa e transversal cujo instrumento visou testar as hipóteses de condicionantes o tempo de atividade docente; IES pública ou privada e o exercício da medicina em instituições públicas e privadas. Resultados: a pesquisa envolveu 105 docentes cuja maioria possuía alguma formação ou capacitação em bioética, o que evidenciou a concretude da compreensão da relevância da inserção da bioética no ensino médico e do papel do docente na formação moral do estudante. Enquanto o que, quando e como ensinar, todavia, se constituem como desafios para docência. Embora 59% dos participantes reconheceram o contexto da transversalidade, a imprecisão das confluências e divergências com a ética médica, o melhor período do curso para se trabalhar temáticas e as metodologias pedagógicas demandam de aprimoramento e capacitação, as quais foram associadas com atribuições das instituições. Conclusão: o processo de ensino da Bioética deve ser aperfeiçoado, almejando desenvolver a dimensão ética e moral tão necessária aos profissionais da medicina para que atendam as demandas da sociedade contemporânea.
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