Sucessos e vicissitudes do ensino da bioética na graduação de medicina sob a perspectiva de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.50007

Palavras-chave:

Educação médica. Código de Ética Médica Ensino superior. Deliberação. Desenvolvimento moral.

Resumo

Introdução: o ensino da bioética na graduação médica se insere na perspectiva de uma sociedade que demanda pela retenção dos valores humanos. Objetivo: caracterizar a percepção de docentes de medicina de Instituições de Ensino Superior privada e pública de Londrina, Paraná a respeito dos sucessos e vicissitudes do porquê, o que, quando e como ensinar bioética na formação do médico. Metodologia: pesquisa quantitativa e transversal cujo instrumento visou testar as hipóteses de condicionantes o tempo de atividade docente; IES pública ou privada e o exercício da medicina em instituições públicas e privadas. Resultados: a pesquisa envolveu 105 docentes cuja maioria possuía alguma formação ou capacitação em bioética, o que evidenciou a concretude da compreensão da relevância da inserção da bioética no ensino médico e do papel do docente na formação moral do estudante. Enquanto o que, quando e como ensinar, todavia, se constituem como desafios para docência. Embora 59% dos participantes reconheceram o contexto da transversalidade, a imprecisão das confluências e divergências com a ética médica, o melhor período do curso para se trabalhar temáticas e as metodologias pedagógicas demandam de aprimoramento e capacitação, as quais foram associadas com atribuições das instituições. Conclusão: o processo de ensino da Bioética deve ser aperfeiçoado, almejando desenvolver a dimensão ética e moral tão necessária aos profissionais da medicina para que atendam as demandas da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Regina Nogueira Guimarães, PUCPR

Médica Pediatra, Mestre em Bioética pelo PPGB e Docente do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

José Eduardo de Siqueira, PUCPR

Médico Cardiologista, Mestre em Bioética e Doutor em Medicina. Docente do Curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Marta Luciane Fischer, PUCPR

Doutora em Zoologia, Docente do Curso de Biologia e do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Guimarães, C. R. N. ., Siqueira, J. E. de ., & Fischer, M. L. . (2023). Sucessos e vicissitudes do ensino da bioética na graduação de medicina sob a perspectiva de docentes . Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(2), 332–343. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.50007