Fibroma ossificante periférico: relato de caso clínico em paciente com Hepatite B

Autores

  • Diurianne Caroline Campos França Univag
  • André Destéfani Monteiro Univag
  • Paula Gabrielle de Castro Univag
  • Roseni Gaudino de Carvalho
  • Arlindo Tadeu Teixeira Aburad Unirondon
  • Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de Aguiar Unesp

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v10i1.4971

Palavras-chave:

Fibroma ossificante, ligamento periodontal, Hepatite B.

Resumo

Este trabalho focaliza uma revisão de literatura e um relato de caso de Fibroma Ossificante Periférico em paciente com de Hepatite B, sexo masculino, 35 anos, cuja lesão foi notada pelo paciente seis meses antes da busca de tratamento. Ao exame intrabucal, observou-se nódulo entre os dentes 12 e 13, o que causava assimetria facial e comprometimento estético. Após os exames de imagem, a hipótese de diagnóstico foi de Fibroma Ossificante Periférico. Devido à grande incidência dessa lesão na clínica odontológica, é imprescindível que o cirurgião-dentista esteja preparado para fazer o diagnóstico e propor um tratamento adequado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diurianne Caroline Campos França, Univag

Doutoranda em Odontopediatria – Unesp/Araçatuba; Professora da Disciplina de Diagnóstico em Odontologia e Radiologia do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG; Estomatologista do CEOPE – Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (MT).

André Destéfani Monteiro, Univag

Doutorando em Implantodontia- São Leopoldo Mandic; Mestre em Biopatologia Bucal – Unesp/ São José dos campos; Professor da Disciplina de Diagnóstico em Odontologia e Radiologia do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG

Paula Gabrielle de Castro, Univag

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – Univag.

Arlindo Tadeu Teixeira Aburad, Unirondon

Patologista bucal do CEOPE e do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Professor do Centro Universitário Rondon – Unirondon/Cuiabá.

Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de Aguiar, Unesp

Professora Adjunto do Departamento de Clínica Infantil e Social, Universidade Paulista Júlio Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba – Unesp.

Downloads

Publicado

2011-11-03

Como Citar

França, D. C. C., Monteiro, A. D., Castro, P. G. de, Carvalho, R. G. de, Aburad, A. T. T., & Aguiar, S. M. H. C. Ávila de. (2011). Fibroma ossificante periférico: relato de caso clínico em paciente com Hepatite B. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 10(1), 89–93. https://doi.org/10.9771/cmbio.v10i1.4971