Desordens orais potencialmente malignas

o que o cirurgião-dentista precisa saber?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.47788

Palavras-chave:

Leucoplasia, Eritroplasia, Queilite Actínica, Liquen Plano Oral

Resumo

Introdução: as desordens orais potencialmente malignas (DOPMs) são condições que podem preceder o aparecimento do câncer em cavidade bucal. Objetivo: descrever os principais aspectos clínicos, histológicos e tratamento da leucoplasia, eritroplasia, queilite actínica e líquen plano oral. Metodologia: trata-se de uma revisão da literatura atual, em que foram consultados artigos nas bases do MEDLINE/PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde, publicados nos últimos 10 anos. Os descritores foram localizados usando o vocabulário controlado do MeSH, sendo eles: Leukoplakia; Erythroplakia, Actinic cheilitis, Oral lichen planus, Diagnosis, Therapeutics. Resultados: as apresentações clínicas das DOPMs são diversas. A leucoplasia é a mais comum e deve ser distinguida da leucoplasia verrucosa proliferativa que tem uma apresentação clínica generalizada e uma tendência à recorrência após a excisão; a eritroplasia, embora rara, tem maior chance de malignização. A queilite actínica acomete com frequência o lábio inferior, tem forte relação com exposição solar e pode progredir para o carcinoma escamocelular labial; o líquen plano oral tem uma variedade de apresentações clínicas, sendo a forma reticular a mais comum. O tipo erosivo, atrófico ou bolhoso é acompanhado de sintomatologia dolorosa variável. A biópsia é essencial para confirmar a suspeita clínica das DOPMs e o encaminhamento oportuno para um especialista é indicado. Conclusão: as DOPMs podem ser encontradas durante o exame bucal, possibilitando assim, o diagnóstico precoce, e o correto encaminhamento a um especialista e a intervenção adequada, podendo reduzir a taxa de progressão dessas condições para câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Laís Pinho Valente Pires, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Coletiva, Professora substituta pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graziane Ribeiro Couto, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) 

Liliane Lins-Kusterer, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Patologia Humana, Professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Patricia Miranda Leite Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Radiologia, Professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Viviane Almeida Sarmento, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Estomatologia, Professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Thaís Feitosa Leitão de Oliveira Gonzalez, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Estomatologia, Professora substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Pires, A. L. P. V., Couto, G. R. ., Lins-Kusterer, L. ., Ribeiro, P. M. L. ., Sarmento, V. A. ., & Gonzalez, T. F. L. de O. . (2023). Desordens orais potencialmente malignas: o que o cirurgião-dentista precisa saber?. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(1), 137–145. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.47788

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)