Métodos de análise da maturação óssea e estimativa da idade

Autores

  • Ana Clara Alves de Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Cinthia Coelho Simões Universidade Federal da Bahia
  • Cristina Soares de Andrade Freitas Pinho
  • Luciana Soares de Andrade Freitas Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Iêda Crusoé-Rebello Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Sérgio Flores Campos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i1.4740

Palavras-chave:

Métodos de análise da maturação óssea e estimativa da idade

Resumo

O desenvolvimento ósseo é considerado uma das principais referências para estimar a maturação fisiológica em humanos. A idade cronológica pode sofrer influência de fatores ambientais e genéticos, não sendo considerada fidedigna na previsão de crescimento de crianças e adolescentes. Para aferir a idade óssea, os recursos diagnósticos mais utilizados são a radiografia de mão e punho, a telerradiografia de perfil e a radiografia panorâmica dos maxilares. Assim, através da análise do tamanho e forma dos ossos da mão e do punho, assim como das vértebras cervicais, e do grau de calcificação dentária, é possível sugerir a idade fisiológica. Este trabalho tem por objetivo discutir os principais métodos de análise da idade e maturação óssea, assim como apresentar um relato de caso da aplicação clínica dos índices de Eklof & Ringertz, Martins & Sakima, Greulich & Pyle em radiografias carpais, a análise de Hassel & Farman em telerradiografias laterais e do software Scpan para avaliação da mineralização dos dentes permanentes em radiografias panorâmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-18

Como Citar

Carvalho, A. C. A. de, Simões, C. C., Pinho, C. S. de A. F., Oliveira, L. S. de A. F., Crusoé-Rebello, I., & Campos, P. S. F. (2010). Métodos de análise da maturação óssea e estimativa da idade. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 9(1), 95–103. https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i1.4740

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>