Educação em Saúde com gestantes na estratégia saúde da família
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.46713Palavras-chave:
Educação em Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Saúde materno-infantil. Promoção da Saúde.Resumo
Introdução: a Educação em Saúde com gestantes deve incorporar novas ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, com possibilidades de promover saúde e prevenir doenças, bem como garantir o exercício de práticas e saberes alternativos ao modelo biomédico, evocando reflexões críticas e o compartilhamento de experiências por meio das gestantes. Objetivo: buscou-se analisar as atividades de Educação em Saúde direcionadas para as gestantes nas equipes da Estratégia Saúde da Família. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde do município de Mossoró/RN, que reuniu narrativas de 15 usuárias por meio de entrevistas semiestruturadas. Resultados: após utilização da Análise Temática de Conteúdo, os resultados foram separados em duas categorias principais e cinco subcategorias. A primeira categoria avaliou as ações de Educação em Saúde, caracterizadas por serem esporádicas (ou inexistentes em alguns serviços) e pela alternância entre metodologias de ensino vertical
e horizontal. Por outro lado, a segunda categoria evocou o significado dos encontros entre as gestantes e os profissionais de saúde, marcado por fragilidades na escuta qualificada, no diálogo e na realização das ações educativas durante o pré-natal. Conclusão: de acordo com os discursos das gestantes, percebemos que as estratégias de ensino, quando pautadas nos preceitos de Paulo Freire, estão intimamente ligadas à promoção da saúde. Isso porque garante às gestantes uma consciência crítica sobre o seu autocuidado; o que se constitui como primeira iniciativa para que ocorram mudanças nos seus hábitos de vida e na maneira como enfrentam as circunstâncias inerentes à gestação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.