Associação entre doença pulmonar obstrutiva crônica e a má condição de saúde periodontal: um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.46681

Palavras-chave:

Doença pulmonar obstrutiva crônica. Doença periodontal. Periodontite crônica. Saúde bucal. Fatores de risco.

Resumo

Objetivo: Estudos sugerem uma associação entre a doença periodontal e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Esta associação pode acontecer pela presença de bactérias na cavidade oral (aspiradas ou via corrente sanguínea) e porque ambas são condições mediadas pelo paciente com muitos fatores de risco e comorbidades em comum. O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência e gravidade da doença periodontal em pacientes com DPOC.

Método: Este estudo transversal incluiu 33 pacientes com DPOC e 30 pacientes sem DPOC (grupo controle). Todos os pacientes realizaram espirometria e foram examinados por um dentista. A condição periodontal foi avaliada através dos seguintes índices: número de dentes, índice de placa (IP), índice de sangramento gengival (IG), profundidade de sondagem (PS), PS dos sítios doentes (PSD), nível de inserção clínica (NIC), NIC dos sítios doentes (NICD) e percentual de sítios doentes (NICDP). A doença periodontal foi classificada quanto à severidade e extensão. Para análise estatística foram utilizados o teste de qui-quadrado de Pearson, o teste t de Student, análise de regressão logística e cálculo do odds ratio.

Resultados: O grupo DPOC apresentou maiores IP (p=0,01), NIC (p=0,001) e  NICDP (p<0,001), doença periodontal mais frequente e severa (p=0,015) e mais generalizada (p=0,005), com odds ratio de 1,2 (95%IC: 1,023–1,408).

Conclusões: Os pacientes com DPOC apresentaram pior condição periodontal. Um exame periodontal nesses pacientes parece ser necessário. Mais estudos são necessários para esclarecer o papel da terapia periodontal no protocolo de acompanhamento dos pacientes com DPOC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana da Costa Libório-Lago, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Fernanda Warken Rosa Camelier, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Ciências/Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Urbino da Rocha Tunes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Doutorado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor titular e coordenador do curso de odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Sandro Bittencourt Sousa, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Doutorado Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Aquiles Assunção Camelier, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Libório-Lago, C. da C., Camelier, F. W. R., Tunes, U. da R., Sousa, S. B., & Camelier, A. A. (2022). Associação entre doença pulmonar obstrutiva crônica e a má condição de saúde periodontal: um estudo transversal. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 21(2), 172–179. https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.46681