Estudo de alterações oculares em crianças com deficiência visual assistidas no Centro de Intervenção Precoce do Instituto de Cegos da Bahia (CIP/ICBA)

Autores

  • Maria de Fátima Bittencourt Neri
  • Sheila de Quadros Uzeda
  • Lilia Maria de Azevedo Moreira

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v7i3.4467

Palavras-chave:

Distúrbios visuais, Atrofia óptica, Malformações múltiplas – Distúrbios visuais, Aconselhamento genético –Saúde - Família.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de contribuir para o conhecimento das principais causas de deficiencia visual em crianças. Foi realizado um estudo transversal, com seleção aleatória, de 100 crianças de idade inferior a 6 anos, atendidas no Centro de Intervenção Precoce (CIP), para realização de anamnese e registro de antecedentes genéticos, gestacionais e pós-natais, exames oftalmológicos e avaliação psicosocial. A causa mais freqüente de deficiência visual foi atrofia óptica (37%), associada a complicações gestacionais e pós-natais. Os diagnósticos foram classificados em distúrbios neurológicos (45%), doenças oculares intrínsecas (29%), malformações múltiplas com distúrbio da morfologia e funcionamento do olho (16%) e distúrbios associados a doenças metabólicas (7%). Quanto aos aspectos etiológicos, verificou-se predominância de condições multifatoriais ou associadas a agravos ambientais (66%), seguindo-se causas monogênicas (26%) e cromossômicas (2%), restando ainda 6% de causas de natureza idiopática. Os resultados obtidos evidenciam a importância da implantação de medidas em saúde pública para a prevenção de distúrbios da visão. Recomenda-se que centros de referência para intervenção precoce incluam o aconselhamento genético em seus programas de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-15

Como Citar

Neri, M. de F. B., Uzeda, S. de Q., & Moreira, L. M. de A. (2008). Estudo de alterações oculares em crianças com deficiência visual assistidas no Centro de Intervenção Precoce do Instituto de Cegos da Bahia (CIP/ICBA). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 7(3), 261–265. https://doi.org/10.9771/cmbio.v7i3.4467

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)