Determinantes sociais e biológicos da mortalidade infantil no Recôncavo da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.43700

Palavras-chave:

Mortalidade de Menores de 1 Ano de Idade, Desigualdades em Saúde, Fatores de Risco, Sistemas de Informação, Saúde da Criança

Resumo

Introdução: o Recôncavo é um território de identidade da Bahia propenso a sofrer mais iniquidades sociais, o que pode gerar repercussões negativas nas condições de vida e saúde das crianças e, assim, impactar no Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI). Objetivo: analisar a associação entre os determinantes sociais e biológicos da saúde e a mortalidade infantil nos municípios do Recôncavo da Bahia, no período de 2010 a 2019. Metodologia: estudo ecológico, com dados de Sistemas de Informações em Saúde. Dados de CMI por 1000 nascidos vivos (NV) foram avaliados temporalmente no Recôncavo da Bahia, do ano de 2010 a 2019. Regressão Quantílica foi utilizada para análise do desfecho (CMI) e variáveis de exposição (determinantes). Resultados: o CMI no Recôncavo da Bahia apresentou importantes variações no período avaliado, passando de 9,7/1.000NV em 2010, para 13,1/1.000NV em 2019. Identificou-se associação positiva do CMI com Índice de Gini e uma associação inversa entre o CMI e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Conclusão: no período de 2010 a 2019 houve um aumento de 35% no CMI, no Recôncavo da Bahia. A mortalidade infantil no Recôncavo da Bahia é determinada socialmente pelo Índice de Gini e IDHM. As condições de saúde das crianças podem sofrer consequências em um contexto de aumento da vulnerabilidade social e políticas de subfinanciamento da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Nascimento dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição

Carolina Santos Mello, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências pelo Departamento de Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria da Universidade Federal do Estado de São Paulo, UNIFESP. Professora Adjunta da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

Jerusa da Mota Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Nascimento dos Anjos, C. ., Santos Mello, C. ., & da Mota Santana, J. (2021). Determinantes sociais e biológicos da mortalidade infantil no Recôncavo da Bahia. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 20(2), 259–268. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.43700