Aspectos de intoxicações por Dieffenbachia ssp (Comigo-ninguém-pode) - Araceae

Autores

  • Ilmária Gleice da Rocha Silva
  • Orlando Seiko Takemura

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v5i2.4123

Palavras-chave:

Plantas tóxicas, Dieffenbachia ssp - dados epidemiológicos, intoxicações, “Comigo-ninguém-pode” - dados epidemiológicos, intoxicações.

Resumo

Dieffenbachia ssp, conhecida popularmente no Brasil como “comigo-ninguém-pode”, é uma das principais plantas tóxicas causadoras de intoxicações. É uma planta ornamental amplamente cultivada, pertencente à família Araceae. O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre diferentes aspectos de intoxicações por Dieffenbachia ssp. Os mecanismos de toxicidade da Dieffenbachia ssp são múltiplos e incluem as ráfides de oxalato de cálcio e outras substâncias protéicas e não-protéicas. A exposição à toxicidade pode ocorrer através de contato oral, ocular e dermal, com sintomas que variam desde edema, irritação da mucosa até mesmo asfixia e morte. A exposição acidental é a maior causa de intoxicações por “comigo-ninguém-pode”, o que mostra a falta de conhecimento da população a respeito de sua toxicidade. Apesar de as plantas tóxicas, não serem as principais causadoras de intoxicações, quando se analisa a sua freqüência em crianças, principalmente na faixa etária de 0 a 4 anos de idade, o número de intoxicações se torna significativo. Dieffenbachia ssp tem sido citada como uma das principais plantas tóxicas causadoras de acidentes, inclusive no Estado do Paraná, onde constitui o principal vetor registrado em casos de intoxicações. Medidas preventivas são sugeridas para uma diminuição dos acidentes com plantas, bem como a divulgação das espécies tóxicas encontradas  em cada região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-02-04

Como Citar

Silva, I. G. da R., & Takemura, O. S. (2006). Aspectos de intoxicações por Dieffenbachia ssp (Comigo-ninguém-pode) - Araceae. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 5(2), 151–159. https://doi.org/10.9771/cmbio.v5i2.4123