Conhecimento de pais e responsáveis de crianças na primeira infância sobre a relação entre alimentação e doença cárie

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i1.38356

Palavras-chave:

Alimentação. Cárie. Infância

Resumo

Introdução: a dieta assume um papel importante na instalação da doença cárie e essa correlação deve ser bem conhecida por pais e responsáveis de crianças na primeira infância, a fim de evitar a cárie precoce da infância. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi analisar o conhecimento de pais e responsáveis de crianças de 0 a 71 meses sobre a correlação da existência entre doença cárie e a alimentação. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a técnica do grupo focal para coleta de dados. A pesquisa aconteceu na creche onde as crianças eram matriculadas. 11 participantes compuseram o estudo, sendo 5 responsáveis de crianças com experiência de cárie (CEC) e 6 responsáveis de crianças sem experiência de cárie (SEC). Utilizou-se um questionário semi-estruturado para nortear a interação do grupo. Resultados: os participantes do grupo SEC possuem melhor conhecimento sobre o papel da alimentação na instalação da cárie dentária, melhor controle da dieta de seus filhos e maior instrução quanto a higiene bucal, diferente do grupo CEC, que mesmo tendo um considerável conhecimento sobre o papel da alimentação na doença cárie, relataram menor controle sobre a alimentação e higiene bucal. Conclusões: responsáveis de crianças do grupo CEC demonstraram menos conhecimento sobre o papel da alimentação e higiene bucal no surgimento da doença cárie, diferente dos responsáveis de crianças do grupo SEC. Programas como o Saúde na Escola e o Melhor em Casa são estratégias importantes para a ampliação da prevenção e promoção de saúde bucal ao núcleo familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadson Mathyas Domingos da Silva, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduando em odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Fábio Carvalho Nobre, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduando em odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Douglas Ferreira da Silva, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Graduando em odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Danilo Cavalcante Fernandes, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (2004) e graduação em Direito pelo Centro Universitário CESMAC (2010), pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Mestrado em Ensino na Saúde no contexto do SUS pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Atualmente é Professor Adjunto I do curso de Odontologia, membro do Núcleo Docente Estruturante, suplente do Colegiado e Coordenador de Estágio do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes e cirurgião-dentista da ESF - Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Como Citar

Silva, J. M. D. da, Nobre, F. C., Silva, D. F. da, & Fernandes, D. C. (2022). Conhecimento de pais e responsáveis de crianças na primeira infância sobre a relação entre alimentação e doença cárie . Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 21(1), 67–72. https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i1.38356