Distribuição espacial de dengue, chikungunya e Zika e os determinantes socioeconômicos em um município da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i4.38344

Palavras-chave:

Dengue. Chikungunya. Zika.

Resumo

Introdução: desde 1996, o município de Feira de Santana, na Bahia, apresenta sucessivas epidemias de dengue, sendo as mais importantes, do ponto de vista de incidência da doença, as relatadas em 2002 e 2009, com elevados números de casos registrados, hospitalizações e óbitos. Em 2015, houve destaque no registro de casos das três arboviroses, sendo que além da dengue, observa-se a introdução da chikungunya em 2014 e da Zika em 2015. O índice alto de infestação do Aedes aegypti nas áreas urbana e rural do município pode ter contribuído para a dispersão do vírus.  Objetivo: analisar a distribuição espacial da incidência das três arboviroses nas áreas urbana (bairros) e rural (distritos) do município do estudo e avaliar a relação entre os casos das arboviroses e os determinantes socioeconômicos. Metodologia: estudo descritivo realizado em Feira de Santana, no período de 2009 a 2017. Os dados foram distribuídos com auxílio do QGIS por bairros e distritos, apresentados em mapas temáticos. Utilizou-se o programa estatístico Stata versão 14 para análise de dados. Resultados: o estudo mostrou que os bairros localizados na periferia do município e os distritos apresentaram as maiores incidências e as piores condições socioeconômicas, além da co-circulação das três arboviroses na mesma área geográfica e no mesmo período. Conclusão: faz-se necessário ter uma rede de diagnóstico e de vigilância epidemiológica e entomológica consolidada a fim de melhorar o controle destas arboviroses e aprimorar a assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Oliveira Lima, UEFS

Enfermeira

Mestra em Saúde Coletiva - UEFS

Hélvia Maia de Lima Cerqueira, UEFS

Enfermeira

Mestra em Saúde Coletiva

Igor Ferreira Borba de Almeida, UEFS

Especialista em Saúde Pública

Mestre em Saúde Coletiva - UEFS

Doutorando em Saúde Coletiva- UEFS

 

Maricelia Maia de Lima, UEFS

Enfermeira

Doutora em Saúde Coletiva

Professora Adjunta da UEFS - Deártamento de Saúde

Erenilde Marques de Cerqueira, UEFS

Enfermeira

Doutora em Medicina e Saúde

Professora Titular da UEFS

Luiz Carlos Júnior Alcantara, Fiocruz

Pesquisador Titular do Laboratório de Hematologia, Genética e Biologia Computacional (LHGB) do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Lima, M. A. O., Cerqueira, H. M. de L., Almeida, I. F. B. de, de Lima, M. M., de Cerqueira, E. M., & Alcantara, L. C. J. (2022). Distribuição espacial de dengue, chikungunya e Zika e os determinantes socioeconômicos em um município da Bahia. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 20(4), 551–559. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i4.38344

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)