Análise físico-química e atividades antifúngica e antioxidante do óleo essencial da flor de Curatella americana L.
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i4.35725Palavras-chave:
Candidíase. Compostos Voláteis. Antracnose. Mofo-branco. Aflatoxina. Dilleniaceae.Resumo
Introdução: A espécie vegetal Curatella americana produz anualmente inflorescências com aroma adocicado rica em óleo essencial. Objetivo: avaliar as características físico-químicas, e atividades antifúngica e antioxidante do óleo essencial da flor de Curatella americana. Metodologia: as flores foram coletadas em quatro áreas de Cerrado no estado de Goiás; o rendimento de óleo essencial foi obtido através de hidrodestilação; as características físicas foram determinadas para densidade e solubilidade, a atividade antioxidante foi determinada pela redução do radical livre DPPH; a atividade antifúngica foi determinada por inibição das cepas de Candida, Sclerotinia sclerotiorum, Colletotrichum gloeosporioides e Aspergillus flavus. Resultados: o rendimento de óleo foi de 0,18%, densidade de 0,907 g mL-1, solubilidade positiva para EtOH 70%, atividade antioxidante de IC50 µL mL-1 1,95. Atividade de inibição fúngica apenas para Candida tropicalis na concentração de 8% com halo de antibiose de 10 mm. Sensibilidade discreta nas maiores concentrações de 25, 50 e 100 µL-1 para Aspergillus flavus e Sclerotinia sclerotiorum e baixa atividade de inibição para Colletotrichum gloeosporioides. Conclusão: O óleo essencial da flor de Curatella americana apresentou baixo rendimento, entretanto, alta eficiência na redução do radical livre DPPH. As atividades antifúngicas apresentaram bons resultados de inibição, entretanto, torna-se necessário a adição de outros óleos essenciais para aumento das taxas de inibição micelial.
Palavras-chave: Curatella. Candida albicans. Colletotrichum gloeosporioides. Sclerotinia sclerotiorum. Aspergillus flavus.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.