Impacto de intervenção educativa sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude de estudantes de medicina

Autores

  • Mariana Candida Laurindo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Fabiana Rossi Varallo Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Tales Rubens de Nadai Faculdade de Medicina de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.35633

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Estudantes de medicina. Educação superior. Gestão de riscos. Qualidade da assistência a saúde.

Resumo

Introdução: A segurança é considerada um pilar da qualidade dos cuidados à saúde e seu sucesso depende do comprometimento individual e coletivo. Porém, seu ensino é incipiente nas faculdades de medicina brasileiras. Objetivo: Avaliar o impacto de intervenção sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude dos alunos de medicina. Métodos: Conduziu-se estudo do tipo pré-pós intervenção de janeiro a novembro de 2017. Todos os estudantes de graduação de medicina do 6° ano que realizaram estágio no hospital sob estudo foram incluídos. A intervenção compreendeu acolhimento, aula expositiva, estágio e aplicação de questionário para avaliar conhecimento e atitude sobre erro humano e segurança do paciente, que foi aplicado em 3 momentos: antes da aula e do estágio, imediatamente após a aula e após 15 dias da aula e término do estágio. As notificações de incidentes foram analisadas. Resultados: Participaram 98 (100%) estudantes, dos quais 62% eram do sexo masculino, idade média de 25,8 anos. Após a intevenção, observou-se melhora significativa no conhecimento sobre a inevitabilidade do erro em saúde e a caracterização do profissional envolvido no incidente. As atitudes auto-referidas melhoraram significativamente em relação necessidade de apoio institucional, abordagem sistêmica e adoção de práticas seguras para prevenção de erros; comunicação sobre riscos e erros para superiores, paciente e familiares e que apenas os médicos podem analisar os incidentes. Conclusão: A intervenção foi efetiva para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre cultura de segurança, porém limitou-se na mudança de atitude, pois não evidenciou a notificação de incidentes em saúde.

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Biografia do Autor

Mariana Candida Laurindo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Estudante do Programa de Pós-Graduação -  Mestrado Profissional- Gestão de Organizações de Saúde  da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Fabiana Rossi Varallo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Departamento de Ciências Farmacêuticas.

Farmacovigilância Hospitalar e Segurança do Paciente

Tales Rubens de Nadai, Faculdade de Medicina de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP, Brasil

Departamento de Saúde Coletiva.

Cirurgia Torácica.

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Laurindo, M. C., Varallo, F. R., & Nadai, T. R. de. (2021). Impacto de intervenção educativa sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude de estudantes de medicina. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 20(1), 53–60. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.35633