Impacto de intervenção educativa sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude de estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.35633Palavras-chave:
Segurança do paciente. Estudantes de medicina. Educação superior. Gestão de riscos. Qualidade da assistência a saúde.Resumo
Introdução: A segurança é considerada um pilar da qualidade dos cuidados à saúde e seu sucesso depende do comprometimento individual e coletivo. Porém, seu ensino é incipiente nas faculdades de medicina brasileiras. Objetivo: Avaliar o impacto de intervenção sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude dos alunos de medicina. Métodos: Conduziu-se estudo do tipo pré-pós intervenção de janeiro a novembro de 2017. Todos os estudantes de graduação de medicina do 6° ano que realizaram estágio no hospital sob estudo foram incluídos. A intervenção compreendeu acolhimento, aula expositiva, estágio e aplicação de questionário para avaliar conhecimento e atitude sobre erro humano e segurança do paciente, que foi aplicado em 3 momentos: antes da aula e do estágio, imediatamente após a aula e após 15 dias da aula e término do estágio. As notificações de incidentes foram analisadas. Resultados: Participaram 98 (100%) estudantes, dos quais 62% eram do sexo masculino, idade média de 25,8 anos. Após a intevenção, observou-se melhora significativa no conhecimento sobre a inevitabilidade do erro em saúde e a caracterização do profissional envolvido no incidente. As atitudes auto-referidas melhoraram significativamente em relação necessidade de apoio institucional, abordagem sistêmica e adoção de práticas seguras para prevenção de erros; comunicação sobre riscos e erros para superiores, paciente e familiares e que apenas os médicos podem analisar os incidentes. Conclusão: A intervenção foi efetiva para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre cultura de segurança, porém limitou-se na mudança de atitude, pois não evidenciou a notificação de incidentes em saúde.
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