Determinantes sociodemográficos da falta de prontidão para atividade física em adultos quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.32737

Palavras-chave:

Grupo com Ancestrais do Continente Africano, atividade física, Inquéritos Epidemiológicos.

Resumo

Objetivo: analisar os determinantes sociodemográficos da falta de prontidão para atividade física (FPAF) em adultos quilombolas. Metodologia: trata-se de um estudo transversal com amostra representativa de residentes em quilombos de região geográfica baiana. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uso de formulário padronizado sobre características sociodemográficas e a FPAF. Utilizou-se qui-quadrado de Pearson para análise de associação e a regressão de Poisson para estimar razões de prevalência, ambas considerando significância estatística para p<0,05. Resultados: a amostra apresentou predomínio do sexo feminino (61,2%) e idade média de 45,0+17,0 anos. A FPAF foi prevalente em 62,9% (IC95%: 59,6: 66,2) dos quilombolas. Os problemas ostearticulares que pioram com atividade física (36,2%) foram os principais problemas indicados como impedimento para a inserção imediata em programas de AF. A FPAF se associou independentemente com sexo e grupo etário. Conclusão: ser do sexo feminino e ter idade >40 anos aumentam a probabilidade para a FPAF em adultos quilombolas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvis Nascimento Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Educação Física Universidade Federal do Vale do São Francisco

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Universidade do Estado da Bahia; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Sou licenciado em Educação Física (UNEB/BA), especialista em Fisiologia do Exercício (UVA/RJ), especialista em Treinamento Desportivo (UGF/RJ), especialista em Saúde Pública (FG/BA), Mestre em Saúde Coletiva (UEFS/BA) e doutor em Educação Física (UFSC/SC). Atuo como professor-pesquisador na Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA) desenvolvendo atividades em cursos de graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB/Alto Sertão baiano). 

Claudio Bispo de Almeida, Universidade do Estado da Bahia; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Educação Física (UCSal) e Mestre em Educação Física (UFSC). É Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em atividade física relacionada à saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, estilo de vida, e saúde coletiva.

Edio Luiz Petroski, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Pós-Doutorado - Universidade de Montreal (Canadá), 2004 e Faculdade de Motricidade Humana (Portugal), 2011. Antropometrista Nível 3 - Instrutor (International Society for the Advancement of Kinanthropometry ISAK). Lider do Grupo de Pesquisa em Cineantropometria & Desempenho Humano Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ferdinando Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) em 2012. Atualmente é professor Adjunto 4 da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, professor do curso de Educação Física e atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física. É orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). É Diretor-secretário da FUTEC - Fundação Instituto de Tecnologia e Ciências do Vale do São Francisco. 

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Nascimento Rodrigues, D. ., Mussi, R. F. de F., Almeida, C. B. de, Petroski, E. L., & Carvalho, F. O. (2020). Determinantes sociodemográficos da falta de prontidão para atividade física em adultos quilombolas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 19(1), 89–94. https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.32737

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)