Associação da postura craniocervical com disfunção temporomandibular e oclusão dentária

Autores

  • Paulo Raimundo Rosário Lopes Universidade Federal da Bahia
  • Gabriela Botelho Martins Universidade Federal da Bahia
  • Roberto Paulo Correia de Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.32652

Palavras-chave:

Postura, Maloclusão, Síndrome da Disfunção da Articulação Temporoandibular

Resumo

Não há consenso na literatura quanto à associação entre postura craniocervical (PCC), disfunção temporomandibular (DTM) e oclusão dentária. Ainda assim, admite-se que a articulação temporomandibular está intimamente envolvida com a biomecânica cervical e cintura escapular. Objetivo: traçar o perfil das associações entre PCC, DTM e oclusão dentária. Metodologia: estudo observacional em corte transversal realizado em universitários, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos. Os voluntários foram avaliados pelo RDC/TMD, biofotogrametria, sendo esta realizada através do Software de Avaliação Postural (SAPO) pelos ângulos A1(tragushorizontal), A2 (tragus-C7-horizontal), A3 (tragus – acrômio-vertical) e distância tóraco-cervical, além da análise quanto ao tipo de oclusão dentária. O tratamento dos dados foi feito a partir de tendência central, razão de prevalência e análise de correspondência múltipla assimétrica. Resultados: foram avaliados 88 voluntários com mediana da idade de 22 anos, sendo 27 do sexo masculino e 62 do feminino. A amostra foi dividida em quatro grupos, de acordo com a presença de DTM, padrão de dor à palpação, cefaléia, PCC e oclusão. As maiores associações observadas foram: DTM tipo II com a distoclusão tipo dois, DTM tipo I com flexão de cabeça e retificação da coluna cervical; mesioclusão com alinhamento da coluna cervical e indivíduos sem dor com anteriorização da cabeça e distoclusão tipo um. Conclusão: este estudo demonstrou que a DTM não interfere na postura da cabeça, mas que a má oclusão pode alterar a postura craniocervical nos planos sagital e frontal além de aumentar a lordose cervical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Raimundo Rosário Lopes, Universidade Federal da Bahia

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde UFBA

Gabriela Botelho Martins, Universidade Federal da Bahia

Professora Associado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Doutora em Estomatologia Clínica pela PUC-RS.

Roberto Paulo Correia de Araújo, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Livre-docência em Bioquímica Oral pela UGF.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Lopes, P. R. R., Martins, G. B., & de Araújo, R. P. C. (2020). Associação da postura craniocervical com disfunção temporomandibular e oclusão dentária. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 19(1), 109–117. https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.32652

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2