Relação entre a cobertura de atenção básica das capitais do nordeste e taxas de internações por causas sensíveis à saúde

Autores

  • Eduarda de Brito Pereira Universidade Federal da Bahia Av. Adhemar de Barros, s/nº - Ondina, Salvador - BA, 40170-110
  • Paloma Santos da Hora Universidade Federal da Bahia
  • Aline Silva Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Samilly Silva Miranda Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.32305

Palavras-chave:

Atenção primária, Internação hospitalar, Pressão arterial.

Resumo

Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) correspondem a um grave problema de saúde pública e representam um empecilho frente ao desenvolvimento humano. Objetivou-se avaliar a relação da cobertura da atenção da básica no período de 2004 à 2009 e seus efeitos sobre as taxas de internações para causas sensíveis em saúde e doenças hipertensivas nas capitais dos estados da região Nordeste do Brasil. Metodologia: Realizou-se estudo ecológico, a partir de dados secundários disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIHSUS). Os dados foram tabulados e organizados em formato de gráficos e tabelas. Resultados: Os resultados sobre a distribuição da cobertura de atenção básica, revelaram que Aracaju e Teresina são as capitais com maior cobertura (95,3% e 90,0%, respectivamente); Nas taxas de internações sensíveis à atenção básica, João Pessoa e Teresina aparecem com as maiores taxas, 147,2 e 155,2, respectivamente, no ano de 2005; No que relaciona-se às taxas de internações por doenças hipertensivas, Teresina foi a capital com as maiores taxas de 2004 a 2009 (15,5% e 12,3%, respectivamente), mesmo com a diminuição ocorrida a partir de 2006. Conclusão: De acordo com os resultados encontrados evidencia-se que pode existir uma relação entre a cobertura de atenção básica e as taxas de internações por causas sensíveis. Os dados apresentados não demonstram questões relacionadas à qualidade e efetividade da atenção prestada. Dessa forma, sugere-se que sejam realizados mais estudos sobre a avaliação da efetividade da atenção básica no Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda de Brito Pereira, Universidade Federal da Bahia Av. Adhemar de Barros, s/nº - Ondina, Salvador - BA, 40170-110

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos( IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente atua como coordenadora do Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA (FAS-UFBA) e como pesquisadora bolsista, desde 2019, do programa SANKOFA no projeto intitulado: Vulnerabilidade Social e Condições de Saúde em Comunidades Quilombolas da Ilha de Maré na Universidade sob orientação da Profª. Drª. Clarisse Santos Mota.

Paloma Santos da Hora, Universidade Federal da Bahia

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, pela a Universidade Federal da Bahia. Atualmente está terminando o curso de Proficiência em Língua Inglesa da UFBA.

Aline Silva Rocha, Universidade Federal da Bahia

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos( IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Samilly Silva Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Saúde Coletiva (UEFS). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014-2016). Especialista em Gestão em Saúde Pública, pela Universidade Cândido Mendes. Capacitação em Saúde Baseada em Evidência (Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - 2015). Coordenadora de Saúde Bucal de Teofilândia, Bahia (2016). Colaboradora do Programa de Extensão em Periodontia (NUPPIIM/UEFS - 2014-2016). Graduada em Odontologia na Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista FAPESB do Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar - NUPPIIM (2010 - 2012). Estudante ERASMUS na Universidade de Coimbra /Faculdade de Medicina/Medicina Dentária (2011/2012). Bolsista Cnpq (2012-2013). Membro do Diretório Acadêmico de Odontologia - UEFS (2012/2013). Bolsista PROBIC (2013-2014) pelo Núcleo de Câncer Oral - NUCAO. Bolsista FAPESB (2014-2016) pelo NUPPIIM. Monitora voluntária da disciplina Odontologia Preventiva e Social IV durante o semestre 2013.2. Monitoria da disciplina Patologia Geral durante os semestres 2011.1 e 2011.2. Aprovada em Primeiro Lugar em Concurso Público - Professor Substituto UESB. Atualmente é professora substituta da área de Epidemiologia/Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

de Brito Pereira, E., Santos da Hora, P., Silva Rocha, A., & Silva Miranda, S. (2020). Relação entre a cobertura de atenção básica das capitais do nordeste e taxas de internações por causas sensíveis à saúde. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 19(1), 95–99. https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.32305