Biotecnologia: o desafio da transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.23009Resumo
Biotecnologia: o desafio da transdisciplinaridade O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia tem contribuído para a formação de um significativo número de Bacharéis em Biotecnologia. Esses profissionais são preparados para contribuir com o desenvolvimento de processos industriais, ambientais e/ou médico-farmacêuticos. Essa flexibilidade profissional só é possível porque a biotecnologia é muito mais “integrativa” do que de especialização do conhecimento, uma vez que se trata de uma ciência que deve integrar os conhecimentos das engenharias, biologia, química e matemática e, por isso, exige que o profissional formado seja competente em articular o conteúdo dessas diferentes fontes de informação. Por ser um trabalho complexo e, talvez, infindável, o profissional não pode se apoiar apenas no acúmulo e na memorização de informação. A frase que poderia ser melhor utilizada para descrever esse caso seria que “o Biotecnólogo tem que ser capaz de transitar por entre as diferentes áreas do conhecimento”. A “transdisciplinaridade” é, portanto, uma função pensante utilizada para unir o conteúdo das várias disciplinas e assim originar uma nova interpretação da realidade. Vários profissionais se preocupam com os conhecimentos específicos oferecidos nas disciplinas dos mais de quarenta cursos de Biotecnologia espalhados pelo país. No entanto, as atividades de um Bacharel em Biotecnologia são mais complexas do que o uso da linguagem, memória técnica e do raciocínio lógico. A habilidade de articular o conteúdo cognitivo de forma a integrar as diferentes áreas do conhecimento envolve o desenvolvimento da curiosidade e da flexibilidade emocional e intelectual. Com certeza, todas essas funções podem ser adquiridas através de técnicas de aprendizagem, daí porque na concepção dos cursos são idealizadas disciplinas ou atividades na grade curricular para facilitar esse tipo de abordagem. Por esse motivo, os professores e os seus métodos de ensino acabam sendo de extrema importância para fomentar esse tipo de formação “integradora”. O corpo docente do curso de Biotecnologia do Instituto de Ciências da Saúde está consciente desse fato e objetiva esse tipo de abordagem na atividade de ensino. Portanto, para fazer uma descrição é possível adotar uma visão mais pragmática do que acadêmica desse fato.......
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.