A violência praticada contra a criança no Estado da Bahia: autoria e meios de agressão

Autores

  • Christianne Sheilla Leal Almeida Barreto
  • Roberto Paulo Correia de Araújo
  • Davi Felix Martins Júnior

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.16623

Palavras-chave:

Epidemiologia.Violência Infantil. Sistemas de Informação

Resumo

Introdução: a violência é um desafio mundial que está presente em todas as sociedades, causando não somente impacto social como também para a saúde da população. Quando a vítima é uma criança, geralmente envolve uma relação assimétrica e desigual de poder, manifestada especialmente pela força física, dominação e opressão familiar. A literatura nacional e internacional revela que o autor principal dos atos de violência contra crianças é alguém de seu círculo de convivência e o ambiente familiar é o lócus principal para a ocorrência dessas agressões. Objetivo: verificar o perfil dos autores da violência contra crianças residentes na Bahia, utilizando informações disponíveis no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN da Secretaria Estadual da Saúde. Metodologia: estudo descritivo que buscou levantar e analisar a frequência dos casos de violência praticada contra crianças baianas de 0 a 11 anos de idade registrados no SINAN, com referência ao sexo e ao vínculo ou grau de parentesco da criança com a autoria da violência. Resultados: analisando-se os dados referentes ao suposto autor da agressão, este estudo apontou que a maioria dos autores pertencia ao sexo masculino, em 1.418 (39,3%) casos notificados pelo menos um dos pais biológicos esteve envolvido com a autoria da violência, constatando-se que em 2.818(78,1%) situações verificadas, o autor foi alguém que a criança já conhecia. Quanto aos meios de agressão utilizados pelos autores da violência, em 1.212(50,3%) dessas notificações, os agressores utilizaram a força corporal para praticar a violência. Conclusão: A maioria das crianças foi agredida por indivíduos do sexo masculino, pertencentes ao seu círculo social, com envolvimento de pelo menos um dos pais biológicos. Outrossim, a força corporal foi o meio de agressão mais utilizado pelos autores da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christianne Sheilla Leal Almeida Barreto

Doutora em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pelo Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. Professora Assistente do Departamento de Saúde da UEFS.

Roberto Paulo Correia de Araújo

Professor Titular do Departamento de Biofunção doInstituto de Ciências da Saúde da UFBA.

Davi Felix Martins Júnior

3Professor Assistente do Departamento de Saúde da UEFS.

Downloads

Publicado

2016-05-24

Como Citar

Barreto, C. S. L. A., Araújo, R. P. C. de, & Martins Júnior, D. F. (2016). A violência praticada contra a criança no Estado da Bahia: autoria e meios de agressão. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(1), 82–87. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.16623

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>