Perfil epidemiológico das pacientes com câncer de mama atendidas em uma unidade de saúde em São Francisco do Conde, Ba

Autores

  • Flávia Prazeres Reis Estudante de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Maria Edilene Góes Santos Estudante de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Wilma dos Reis Sena Estudante de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Rozânia Santana Estudante de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Tânia Santanna de Freitas Estudante de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Helson Freitas da Silveira Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Howard Lopes Ribeiro Junior Biólogo. Mestre em Ciências Médicas. Professor-Pesquisador I da Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.15194

Palavras-chave:

Câncer de mama. Perfil de Saúde. Saúde da Mulher. Saúde Pública.

Resumo

Introdução: o câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve no tecido mamário, consistindo na neoplasia mais comum no Brasil e no mundo. Objetivo: O presente trabalho buscou avaliar o perfil de mulheres com câncer de mama atendidos no Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) localizado em São Francisco do Conde, na Bahia. Metodologia: a presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório do tipo descritivo e quantitativo, utilizando-se de dados secundários obtidos a partir de prontuários clínicos de 32 mulheres com câncer de mama assistidas pelo CRESAM no período compreendido entre julho de 2009 a julho de 2015. Resultados: os principais resultados indicaram que houve uma predominância de mulheres na faixa de idade de 50 a 59 anos, negras e pardas, com ensino médio completo, com estado civil casada e com 03 ou mais filhos e não possuem histórico de fatores de risco associados ao câncer de mama. Identificamos que essas pacientes utilizaram, predominantemente, a mamografia para o diagnóstico do câncer de mama, tiveram o diagnóstico confirmado para carcinoma ductal invasivo, não apresentando metástase, realizaram a cirurgia de mastectomia com esvaziamento linfonoidal e utilizaram, preferencialmente, o tratamento de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Conclusão: vê-se que há uma eminente necessidade de orientação do serviço de saúde do município de São Francisco do Conde, consoante ao perfil de atendimento observado nesta pesquisa, a fim de estimular o fomento de novos investimentos nas estratégias de diagnóstico precoce do câncer de mama na atenção básica a fim de modificar o perfil de morbimortalidade dessa doença na população sanfranciscana

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Reis, F. P., Santos, M. E. G., Sena, W. dos R., Santana, R., de Freitas, T. S., da Silveira, H. F., & Junior, H. L. R. (2016). Perfil epidemiológico das pacientes com câncer de mama atendidas em uma unidade de saúde em São Francisco do Conde, Ba. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(2), 144–150. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.15194

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)