Revisão sistemática dos efeitos de substâncias naturais com ação antioxidante no tratamento da injúria de reperfusão após isquemia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.14146Palavras-chave:
Isquemia. Reperfusão miocárdica. Antioxidante. Produtos naturais. Miocárdio.Resumo
Introdução: doenças isquêmicas do coração, especialmente, o infarto agudo do miocárdio, são as principais causas de morte no mundo, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Objetivo: através de uma revisão sistemática, analisar o desempenho de extrato de plantas, com atividade antioxidante comprovada, sobre a lesão do miocárdio induzida pela reperfusão após a isquemia. Metodologia: a busca bibliográfica foi realizada na base de dados eletrônica Medline, em setembro de 2015. Dos 28 estudos inicialmente identificados, 18 atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Estes estudos encontraram melhora na função cardíaca, aumento na atividade de enzimas antioxidantes, e, consequentemente, redução dos danos oxidativos, além de redução da área infartada. Conclusão: os produtos naturais derivados de plantas que possuem capacidade antioxidante exercem efeito cardioprotetor, seja com tratamento crônico ou agudo, sobre o miocárdio e que são necessárias mais pesquisas que abordem diferentes dosagens no tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.