Implicações sistêmicas e conduta clínica da síndrome do respirador bucal: revisão da literatura

Autores

  • Taís de Morais Alves da Cunha UFBA
  • Carlos Maurício Cardeal Mendes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12953

Palavras-chave:

Obstrução das vias respiratórias. Respiração bucal. Tonsilectomia.

Resumo

Introdução: a Síndrome do Respirador Bucal é uma desordem respiratória na qual ocorre a substituição da respiração nasal por respiração predominantemente bucal, que pode estar relacionada a obstruções nasais, hábitos bucais inadequados ou fatores genéticos. Tal alteração no padrão respiratório em crianças requer tratamento multidisciplinar e precoce, em virtude da amplitude dealterações sistêmicas e de desenvolvimento que pode provocar. Objetivo: realizar uma revisão de literatura no intuito de atualizar o conhecimento científico produzido sobre este tema nos últimos dez anos de forma a contribuir para a prática clínica de profissionais de diversas especialidades que estão envolvidos no acompanhamento de pacientes respiradores bucais. Metodologia: os descritores,obstrução das vias respiratórias, respiração bucal e tonsilectomia, foram pesquisados nas bases de dados SciELO e PubMed. Dentre os artigos pesquisados, foram selecionados 24 por abordarem as características clínicas, implicações sistêmicas e condutas terapêuticas relacionadas à Síndrome do respirador bucal. Conclusão: para minimizar os danos sistêmicos decorrente do uso prolongado da via derespiração oral, diversos profissionais de saúde devem atuar em conjunto para que o diagnóstico seja precoce e o tratamento efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís de Morais Alves da Cunha, UFBA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos de Órgãos e Sistemas. UFBA

Carlos Maurício Cardeal Mendes, UFBA

Doutor em Saúde Coletiva. Professor de Bioestatística e Epidemiologia do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos de Órgãos e Sistemas, UFBA.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

da Cunha, T. de M. A., & Mendes, C. M. C. (2014). Implicações sistêmicas e conduta clínica da síndrome do respirador bucal: revisão da literatura. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(3), 388–392. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12953

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3