Características clínicas dos linfonodos estão relacionadas com a invasão do carcinoma em pele de camundongos

Autores

  • Mara Luana Batista Severo UFRN
  • Elaine Dias do Carmo FMU
  • Luis Eduardo Blumer Rosa UNESP
  • Marco Antonio Dias da Silva UFCG
  • Andresa Costa Pereira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.12547

Palavras-chave:

carcinoma de células escamosas, 9, 10-dimetil-1, 2-benzantraceno, diferenciação celular, invasividade neoplásica, linfonodos.

Resumo

Introdução: Na carcinogênese em pele de camundongos hairless, as lesões neoplásicas produzidas são semelhantes às da pele humana, permitindo analisar de forma mais padronizada e criteriosa as características clinicopatológicas da lesão. Objetivo: Avaliar a relação entre a presença clínica de linfonodos infartados e as características histopatológicas de diferenciação celular, padrão e estágio de invasão de lesões de carcinoma espinocelular quimicamente induzido na pele de camundongos hairless. Metodologia: Quarenta camundongos hairless foram submetidos à carcinogênese química (DMBA 0,5%) induzida em pele, durante 16 semanas.Na 17ª semana, os animais foram fotografados (para posterior avaliação clinica quanto à presença de linfonodos infartados) e as lesões foram biopsiadas para avaliação histopatológica quanto à diferenciação celular, o padrão e o estágio de invasão, seguida, da tabulação dos dados e análise estatística. Resultados: Observou-se que a invasão mais profunda da lesão (em hipoderme e camada muscular) foi observada apenas nos animais com linfonodos infartados e que todos os animais com linfonodos normais, apresentaram invasão apenas da derme (p = 0,005). Ademais, quando os linfonodos apresentaram volume normal, não existiu uma associação com lesões em pele bem diferenciadas. Esses dados mostram a tendência ao bom prognóstico de casos sem comprometimento linfonodal de carcinomas em pele de camundongos, estando de acordo com estudos em humanos. Conclusão: Há uma relação da presença clínica de linfonodos infartados com a invasão profunda de lesões de carcinoma espinocelular quimicamente induzido na pele de camundongos hairless.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

Severo, M. L. B., Carmo, E. D. do, Rosa, L. E. B., Dias da Silva, M. A., & Pereira, A. C. (2015). Características clínicas dos linfonodos estão relacionadas com a invasão do carcinoma em pele de camundongos. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(1), 64–68. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.12547