Análise do conhecimento sobre radiações ionizantes e qualidade do equipamento de proteção individual em um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.11658Palavras-chave:
Proteção radiológica, Radiação, Hospital Público.Resumo
Introdução: a prática médica do diagnóstico por imagem requer controle de qualidade e proteção radiológica para assegurar segurança dos trabalhadores e usuários ocupacionalmente expostos. Apesar dos benefícios gerados pelo uso das radiações ionizantes no diagnóstico médico a interação da radiação com a matéria biológica pode produzir efeitos nocivos. Objetivo: avaliar o conhecimento sobre radiação ionizante dos trabalhadores das técnicas radiológicas em um hospital público. Metodologia: foi realizada uma pesquisa empírica, quantitativa, exploratória, que utilizou nove questionários para a coleta dos dados. O projeto de pesquisa foi aprovado no CEP sob o parecer sob nº 524.226 no dia 06/02/2014. Os dados foram coletados junto a nove técnicos/tecnólogos em radiologia que trabalham no hospital pesquisado, utilizando-se entrevista semiestruturada e analisados mediante estatística descritiva. Resultados: a deficiência de saberes sobre legislação e uso de equipamentos de proteção individual foram as variáveis mais citadas pelos trabalhadores. Considera-se que o reconhecimento no trabalho inicia com ações que privilegiem a segurança ocupacional, de modo a prevenir agravos. Conclusão: os achados sugerem que treinamentos sistemáticos poderiam ajudar no esclarecimento e promover a saúde do trabalhador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.