Educação Sexual no Distrito Federal

Análise Documental para o Ensino Fundamental - Anos Finais

Autores

Palavras-chave:

Educação sexual, Ensino Fundamental, Documentos oficiais de Educação.

Resumo

No contexto educacional, a Educação Sexual desempenha um papel fundamental, demandando uma abordagem alinhada aos documentos oficiais de educação. Diante desse cenário, este estudo analisou como a Educação Sexual é abordada em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Caderno Saúde da Série Temas Contemporâneos Transversais da BNCC, e o Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Fundamental - Anos Finais. A análise qualitativa revelou lacunas significativas, como a omissão de temas essenciais, incluindo o ciclo menstrual e a diversidade de identidades de gênero. Questões relacionadas à violência sexual e de gênero também apresentam uma abordagem insuficiente e pouco estruturada. Para garantir uma educação efetiva, é essencial revisar os currículos, capacitar continuamente os educadores e promover um diálogo aberto com a comunidade escolar. Uma Educação Sexual abrangente e inclusiva respeita a diversidade sexual e contribui para formar cidadãos críticos e conscientes, essenciais para a construção de uma sociedade igualitária e saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gomes Doffine

Graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de Brasília (UnB), atua como professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Referências

ALTMANN, H. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Revista Estudos Feministas, v. 9, p. 575–585, 2001.

ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Cadernos Pagu, p. 281–315, 2003.

BARBOSA, L. U. et al. Dúvidas e medos de adolescentes acerca da sexualidade e a importância da educação sexual na escola. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 4, 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, MECSEF, Brasília, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, MEC, 2017.

BRASIL. Caderno saúde [livro eletrônico]: educação alimentar e nutricional, MEC, 2022.

CARNEIRO, R. F. et al. Educação Sexual na adolescência: Uma abordagem no contexto secolar. Sanare - Revista de Políticas Públicas, v. 14, n. 1, 26 jun. 2015.

CHAVES, A. C. P. et al. Knowledge and Attitudes of a Public School’s Adolescents on Sexual Transmission of HIV. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 1, 2014.

DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento do Distrito Federal - Ensino fundamental: Anos Iniciais - Anos Finais. 2a ed. Brasília: 2018.Brasília, 2018.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Revendo A História Da Educação Sexual no brasil: ponto de partida para construção de um novo rumo. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 4, n. 4, 1998.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. [s.l.] EDUEL, 2020.

FILHA, C. X. Educação para a(s) sexualidade(s): carregar água na peneira? Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 16–39, 18 mar. 2018.

FRANCO, R. M.; MARINHO, J. C. B.; SILVA, F. F. da. Relato de uma experiência de estágio supervisionado em ciências desenvolvida a partir da perspetiva da educação para a sexualidade. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 340–356, 4 jun. 2020.

FRANCO-ASSIS, G. A.; SOUZA, E. E. F. D.; BARBOSA, A. G. SEXUALIDADE NA ESCOLA: Desafios e possibilidades para além dos PCNS e da BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13662–13680, 2021.

FURTADO, B. M.; MORAES, S. P. de; BRÊTAS, J. R. da S. As infecções sexualmente transmissíveis na perspectiva de adolescentes na pré-puberdade. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 31, n. 1, 11 ago. 2020.

GUSE, K. et al. Interventions Using New Digital Media to Improve Adolescent Sexual Health: A Systematic Review. Journal of Adolescent Health, v. 51, n. 6, p. 535–543, 1 dez. 2012.

KIVELA, J.; KETTING, E.; BALTUSSEN, R. Cost Analysis of School-Based Sexuality Education Programs in Six Countries. Cost Effectiveness and Resource Allocation, v. 11, n. 1, p. 17, 1 ago. 2013.

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação Sexual: princípios para ação. 2011.

MORAIS, N. A. A. ; GUIMARAS, Z. F. S. ; MENEZES, J. P. C. . Educação sexual. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), p. 135-156, 2021.

QUEIROZ, V. dos R.; ALMEIDA, J. M. de. Sexualidade na adolescência: potencialidades e dificuldades dos professores de ensino médio de uma escola estadual de Sorocaba. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 19, n. 4, p. 209–214, 2017.

RODRIGUES, L. G.; BRANDÃO, F. D.; MODESTO, J. G. Identificação política e sua relação com as atitudes diante da educação sexual. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 33, p. 1062–1062, 1 nov. 2022.

SHANE, K. The educator’s guide to LGBT+ inclusion: a practical resource for k-12 teachers, administrators, and school support staff. London; Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers, 2020.

SHANNON, B.; SMITH, S. J. ‘A Lot More to Learn than Where Babies Come from’: Controversy, Language and Agenda Setting in the Framing of School-Based Sexuality Education Curricula in Australia. Sex Education, v. 15, n. 6, p. 641–654, 2 nov. 2015.

SILVA, C. S. F. da; BRANCALEONI, A. P. L.; OLIVEIRA, R. R. de. Base nacional comum curricular e diversidade sexual e de gênero: (des)caracterizações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1538–1555, 1 jun. 2019.

SILVA, D. R. et al. Políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação sexual no ensino de ciências. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 14, n. 40, p. 190–202, 2023.

SOUSA, F. R. de. Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora. Práxis Educativa, v. 16, 2021.

SOUSA, F. R. de; DUARTE, D. A. Problematizar Sexualidades Dissidentes Na Escola? O Que Dizem Mulheres Lésbicas, Bissexuais E Pansexuais | Humanidades & Inovação. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 59, p. 30–42, 2021.

TORRES, M. S.; SILVA, S. A. R. D. Práticas Inclusivas para a População LGBTQIA+: Uma Abordagem Necessária nas Escolas. Em: GUIMARÃES, A. L. (Ed.). Saúde e tecnologias educacionais: dilemas e desafios de um futuro presente. [s.l.] EPITAYA, 2021. p. 193–204.

XIMENES, S. B. Temos um documento tecnocrático e conservador, produzido sem transparência., 2017.

Downloads

Publicado

2025-05-24

Como Citar

Gomes Doffine, J. ., & Cunha de Menezes, J. P. (2025). Educação Sexual no Distrito Federal : Análise Documental para o Ensino Fundamental - Anos Finais . Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 79–97. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/59266

Edição

Seção

Artigos