Educação, currículo e os sujeitos LGBTQIA+

entre forças, formas e escapes

Autores

Palavras-chave:

Sexualidade, Subjetividade, Conservadorismo, Dispositivo da sexualidade, Normatividade

Resumo

O presente ensaio teórico-reflexivo apresenta uma construção teórica em torno do eixo de corpos, sexos, gêneros e sexualidades no currículo, explorando as forças e formas interligadas que atuam sobre esses eixos a partir dos movimentos sociais e políticos. Nosso objetivo é refletir sobre as formas de regulação discursiva de corpos, sexos, gêneros e sexualidades nos contextos políticos e curriculares, considerando as demandas sociais contemporâneas. Inicialmente, discutimos o papel do Estado brasileiro, por meio de suas instâncias de poder, na normalização dos indivíduos LGBTQIA+, oscilando entre políticas públicas conservadoras e progressistas que buscam definir um sujeito legítimo de direitos. Em seguida, analisamos o currículo escolar como um dispositivo que, ao mesmo tempo em que disciplina e normatiza, pode oferecer escapes às forças que atuam na pedagogização dos corpos, sexos, gêneros e sexualidades. Nessa análise, exploramos como os conhecimentos especializados modelam a participação social dos sujeitos, mas também destacamos as potencialidades do currículo para além das normatizações, entendendo-o como uma potência capaz de promover a vida no processo educativo. Ao rejeitar as concepções de abjeção e questionar os modos de produção de subjetividades e normalidades, propomos que o currículo pode ser um espaço de resistência e transformação, onde as diferenças são acolhidas e as desigualdades são desafiadas. Por fim, refletimos sobre as tensões entre as forças conservadoras e progressistas, evidenciando como o currículo, embora frequentemente utilizado como instrumento de controle, também pode ser um campo fértil para a emergência de práticas pedagógicas inclusivas e pluralistas.

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Biografia do Autor

José Wilker Moraes Vieira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciado em Ciências Biológicas. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC) com Bolsa CAPES. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GEPENCI). Atua em pesquisa relacionadas ao campo do currículo e da educação para a(s) sexualidade(s).

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Atua em pesquisas relacionadas à formação de professores e metodologias para o ensino Ciências e Biologia.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Vieira, J. W. M., & Leite, R. C. M. (2025). Educação, currículo e os sujeitos LGBTQIA+: entre forças, formas e escapes. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 286–309. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/57350

Edição

Seção

Ensaios