Conceitos-afetos de gênero na formação inicial do curso de pedagogia

Autores

  • Wanderson William Fidalgo de Sousa Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-2016-0461
  • Maria Dolores dos Santos Vieira Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Gênero, Confetos, Sociopoética

Resumo

O texto é um recorte de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí realizado em 2022 e trata sobre a categoria de análise de gênero na formação inicial. O objetivo do trabalho é apresentar os conceitos-afetos de gênero gerados pelo grupo-pesquisador durante a produção de dados/sentidos, utilizando o dispositivo mural-do-gênero.  O trabalho adota a Sociopoética como método, o que possibilita a compreensão da pesquisa como um acontecimento poético (Petit, 2014). A fundamentação teórica é sustentada pelos estudos de Gauthier (2010, 2015) e Adad (2014), no campo metodológico, e por Louro (1997, 2018), Paraíso (2021) e Scott (1995), entre outras(os), no âmbito dos estudos de gênero. Como resultados, emergem conceitos-afetos mobilizados pelo grupo-pesquisador como: “a dor da exclusão"; “discriminação que meu gênero sofre”; “você não pode brincar com este brinquedo”; “todos os nãos”; “menina bonita e educada”. O estudo conclui que há necessidade de mais pesquisas e discussões na academia sobre a categoria de análise gênero na formação inicial e outras que se interseccionam a ela para que a formação docente esteja aberta para um formar mais humano e inclusivo.

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Biografia do Autor

Wanderson William Fidalgo de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/PPGED, na linha de Pesquisa 3: Educação,diversidade/diferença e inclusão. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI/UFPI), Observatório da Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE/UFPI) e Observatório do Corpo, Mídia, Educação e Movimento (OBCORPO/UFPI). Participante da Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Tenho experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: gênero no contexto escolar e não escolar, relações étnico-raciais, corpo inteiro, currículo, prática educativa, juventudes e criação de dispositivos metodológicos inventivos e interventivos no processo de ensino-aprendizagem. Faço uso do método Sociopoético, como prática de pesquisa-ensino da decolonialidade e das encruzilhadas epistemológicas

Maria Dolores dos Santos Vieira, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004), graduação em Educação Religiosa pela Faculdade Assembleiana de Brasília (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). É sociopoeta. É professora adjunta da UFPI/DEFE, da Área de Fundamentos Psicológicos da Educação do Campus Ministro Petrônio Portela. É coordenadora dos projetos de extensão LETRAMENTOS LITERÁRIOS: gênero e raça na Literatura Infantil e Cuidar em Escuta Sensível. É professora orientadora do Programa Residência Pedagógica (PRP). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania-NEPEGECI e do Observatório de Juventudes e Violências na Escola
(OBJUVE). É membro da Comissão Permanente de Avaliação e Documentação (CPAD) e do Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Cultura de Paz, Gênero, Formação de Professoras/es e Práticas Educativas.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Fidalgo de Sousa, W. W., & dos Santos Vieira, M. D. . (2025). Conceitos-afetos de gênero na formação inicial do curso de pedagogia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 98–123. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53305

Edição

Seção

Artigos