Conceitos-afetos de gênero na formação inicial do curso de pedagogia
Palavras-chave:
Gênero, Confetos, SociopoéticaResumo
O texto é um recorte de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí realizado em 2022 e trata sobre a categoria de análise de gênero na formação inicial. O objetivo do trabalho é apresentar os conceitos-afetos de gênero gerados pelo grupo-pesquisador durante a produção de dados/sentidos, utilizando o dispositivo mural-do-gênero. O trabalho adota a Sociopoética como método, o que possibilita a compreensão da pesquisa como um acontecimento poético (Petit, 2014). A fundamentação teórica é sustentada pelos estudos de Gauthier (2010, 2015) e Adad (2014), no campo metodológico, e por Louro (1997, 2018), Paraíso (2021) e Scott (1995), entre outras(os), no âmbito dos estudos de gênero. Como resultados, emergem conceitos-afetos mobilizados pelo grupo-pesquisador como: “a dor da exclusão"; “discriminação que meu gênero sofre”; “você não pode brincar com este brinquedo”; “todos os nãos”; “menina bonita e educada”. O estudo conclui que há necessidade de mais pesquisas e discussões na academia sobre a categoria de análise gênero na formação inicial e outras que se interseccionam a ela para que a formação docente esteja aberta para um formar mais humano e inclusivo.
Downloads
Referências
ADAD, Shara Jane Holanda Costa. A Sociopoética e os cinco princípios: a filosofia dos corpos misturados na pesquisa em educação. In: ADAD, et al. Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com asociopoética. Fortaleza: EdUECE, 2014.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Jandaíra, 2020.
CEZAR, João Marcelo de Oliveira. O 'anormal' de Foucault e os 'corpos que (não) importam' de Butler: um debate a respeito das violências cometidas contra os sujeitos que estão fora das normas. In: XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, 2020, São Paulo. Anais… Anais do XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, 2020.
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: O livro do iniciante e do orientador. Mimeografado, 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis - RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
NASCIMENTO, Romário Ráwlysona Pereire do. As (des)construções discursivas sobre a educação do corpo e da sexualidade. In: BOMFIM, Maria do Carmo Alves; ADAD, Shara Jane Holanda Costa; NASCIMENTO, Adriana Loiola do. Juventudes, cultura de paz e subjetividade. Teresina: EDUFPI, 2014.
PARAÍSO, Marluce Alves. Fazer do caos uma estrela dançarina no currículo: invenção política com gênero e sexualidade em tempos do slogan “ideologia de gênero. In: PARAÍSO, Marluce Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades, 2. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2021.
PETIT, Sandra Haydée. Sociopoética: potencializando a dimensão poética da pesquisa. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa; PETIT, Sandra Haydée; SANTOS, Iraci dos; GAUTHIER, Jacques (Orgs.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos para pesquisar, ensinar e aprender com a Sociopoética. Fortaleza: EDUECE, 2014.
RIOS, Pedro Paulo Souza. Relações de gênero, diversidades e práticas de currículo: reflexões necessárias nos processos de formação docente. Anais... do VIII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco... Campina Grande: Realize Editora, 2022.
SANTOS, Vanessa Nunes dos. Formação docente em Sociopoética como metodologia sensível e inovadora na convivência escolar. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Piauí, 2021.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. 1995.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.