Os Estudos de Gênero na Graduação em Psicologia: uma análise em Salvador, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.25813

Palavras-chave:

Psicologia, Gênero, Graduação

Resumo

Historicamente, a formação em Psicologia apresenta uma resistência em incorporar certas discussões, como os estudos de gênero, apesar de a produção acadêmica sobre a temática ter se intensificado desde a década de 1970. Em geral, este campo ainda não possui oficialização enquanto ciência nas universidades e pouca inserção nos cursos. Este artigo pretende discutir o espaço delimitado aos estudos de gênero nas graduações em Psicologia, situadas em Salvador, Bahia, especialmente a partir da análise das matrizes curriculares e da adscrição do corpo docente à temática de gênero. A partir disso, propõe-se a refletir sobre a capacidade de transformação social pela educação quando alinhada com as demandas socio-históricas e as suas implicações para o futuro da profissão, especialmente no que se refere à formação das próximas gerações de psicólogas e psicólogos.    

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Araujo Roseira Cannone

Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia, Identidades de Gênero e Sexualidades [GTPSIG] do Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - BA [CRP-03].

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Cannone, L. A. R. (2018). Os Estudos de Gênero na Graduação em Psicologia: uma análise em Salvador, Bahia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 39–57. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.25813

Edição

Seção

Artigos