Gênero, Sexualidades e Juventudes: Regulações e Subversões dos Corpos no Cotidiano Escolar

Autores

  • Ana Paula Leite Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).
  • Maria Helena Santana Cruz Universidade Federal de Sergipe (UFS).

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.25591

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidades, Corpo, Regulações, Subversões

Resumo

O estudo problematizou as regulações de gênero e das sexualidades, evidenciando os corpos em cena no cotidiano da vida social e as marcas das regulações, subversões e resistências que atravessam o cotidiano escolar das juventudes. Nessa direção, problematizamos as regulações de gênero e das sexualidades, enfatizando as corporalidades silenciadas e/ou expressadas na vida cotidiana e no cotidiano da escola. Apresentamos dados da Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil realizada em 2015 com adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, realizando um diálogo entre os interlocutores teóricos e empíricos (a partir dos dados coletados). Caracterizou-se como uma pesquisa quali-quantitativa e utilizou-se do materialismo histórico dialético enquanto método que perpassou o estudo. Constatamos que os corpos atribuídos aos homens e às mulheres são regulados desde a infância, tendo implicações no cotidiano da vida social e também escolar. Verificamos que não obstante as regulações criem parâmetros de pessoas que atravessam a vida cotidiana, as subversões e resistências dialeticamente estão presentes nesse cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Leite Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); especialista em Escola e Comunidade (UFS); mestra em Serviço Social (UFS) e doutoranda em Educação (UFS). Pesquisa nas áreas de Serviço Social, Formação Profissional, Trabalho, Política Social, Assistência Estudantil, Educação, Juventudes, Gênero, Sexualidades, dentre outras. Participa do Grupo de Pesquisa: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero” (UFS).

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora da REDE Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (2016-2018); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG); Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Nascimento, A. P. L., & Cruz, M. H. S. (2018). Gênero, Sexualidades e Juventudes: Regulações e Subversões dos Corpos no Cotidiano Escolar. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 14–38. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.25591

Edição

Seção

Artigos