Ductos biliares extra-hepáticas accessorios

Observações e comentários

Autores

  • Rodrigo Bulcão de Argolo Ferrão
  • Audemaro Guimarães

Palavras-chave:

Fistulas biliares cirúrgicas, Ductos biliares - extra-hepáticas , Técnica operatória

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bulcão de Argolo Ferrão

Nasceu na  Vila de São Francisco do Conde, Bahia, no dia 26 de setembro de 1907, sendo seus pais Victor Andrade D´Argolo Ferrão e Alice Bulcão D´Argolo Ferrão. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1924. Foi Interno de Patologia Cirúrgica, quando cursava o quinto e o sexto anos do curso médico. Recebeu o grau de doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas, em 1929, quando defendeu a tese “Da pielotomia no Tratamento da Litíase Biliar”, patologia pela qual foi acometido pouco tempo antes. Em São Paulo começou sua carreira universitária: em 1945, submeteu-se ao concurso para Livre-Docente de Clínica Cirúrgica, com a tese “Tratamento do Côto Apendicular”. Foi Diretor da Faculdade de Medicina no primeriro mandado(1955), segundo mandado até (1960) e terceiro mandado ate (1972). O último cargo que ocupou foi o de Diretor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia. Faleceu em 22 de dezembro de 1979. (MÉDICOS ILUSTRES, 2011)

Audemaro Guimarães

Nasceu em Santarém, no Pará, em 21 de dezembro de 1900. Era descendente de família tradicional, sendo neto do Barão de Santarém, Miguel Antonio Pinto Guimarães. Cursou o ginásio e fez o curso em Recife, vindo estudar medicina em Salvador, na época, a única faculdade de medicina do norte e nordeste. Formado pela FAMEB em 1925, 109ª turma. Casou-se com Zélia Costa Guimarães. Entre seus filhos, destaca-se o também professor Armênio Costa Guimarães, da turma de 1956, que foi Professor Titular da Fameb e é Professor Emérito da UFBA. Faleceu no dia 20 de dezembro de 1970, um dia antes de completar setenta anos. (FAMED-UFBA, 2023)

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Ferrão, R. B. de A., & Guimarães, A. (2023). Ductos biliares extra-hepáticas accessorios: Observações e comentários . Arquivos Da Universidade Da Bahia, Faculdade De Medicina, 8(01), 28. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/arqmedicina/article/view/56450

Edição

Seção

Artigos