Parceria bolsista PIBID e professora do Ensino Médio: A História da Química como facilitadora na aprendizagem de eletroquímica

Autores

  • Luiz Alberto Barros Freitas
  • Rayane Gomes
  • Aldicéia Luiz de Moura
  • Maria Ângela Vasconcelos de Almeida

Palavras-chave:

PIBID. História da Química. Eletroquímica.

Resumo

O presente trabalho se refere a uma parceria entre bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a professora de Química da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte. Após a realização da 1ª avaliação escrita (1º Bimestre) a professora constatou baixo desempenho e solicitou dos pibidianos proposta inovadora com potencial para melhorar o rendimento dos alunos. A partir de pesquisa sobre a história da eletroquímica foi elaborada sequência didática envolvendo o desenvolvimento histórico e atividades experimentais: construção das pilhas de Volta e Daniell, série eletroquímica e eletrólise do iodeto de potássio a partir da pilha de Daniell. Tais estratégias são esperadas serem potencialmente capazes de facilitar a aprendizagem de eletroquímica, demonstrando a importância do PIBID, tanto em relação à realidade escolar quanto em relação a aprendizagem dos futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química