Estudo de alguns aspectos relacionados ao contexto econômico, educacional e da Química no Brasil até meados do século XX.
Palavras-chave:
Materialismo histórico-dialético. Contexto econômico. Ensino de química.Resumo
Este trabalho traz uma análise do momento histórico vivido no país, principalmente no século XIX e inicio do século XX, quanto às questões econômicas, políticas, educacionais e da química, utilizando como base referencial o materialismo histórico-dialético, a fim de evidenciar a influência que o modo de produção dos bens materiais exerce na educação e mais especificamente no ensino de química. Para atingir esse objetivo, fez-se necessário pesquisar em fontes bibliográficas que versavam sobre as seguintes áreas do conhecimento: a história das idéias pedagógicas no Brasil, a economia política e a história da química. A articulação dessas áreas do conhecimento através do materialismo histórico-dialético nos permite tornar evidentes as relações existentes entre o trabalho (na concepção marxista) e as relações sociais, com as implicações no âmbito da educação e no ensino de Química.Downloads
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Publicado
2013-05-17
Edição
Seção
HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química