História e Filosofia da Ciência no ensino de química: o que os alunos pensam sobre a colaboração entre os cientistas

Autores

  • Haroldo Luis Ribas
  • Joanez Aparecida Aires

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Eletroquímica. Historia e Filosofia da Ciência.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo levantar o que alunos Educação Básica de uma escola pública de Curitiba pensam sobre a colaboração entre os cientistas. O trabalho faz parte foi desenvolvido durante uma das etapas do Programa Institucional Bolsas de iniciação a Docência (PIBID), projeto institucional da Universidade Federal do Paraná, Subprojeto Química. A base teórica consiste na abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) e é fundamentada essencialmente nos trabalhos de Mattews (1995), Bastos (1998), Santos (2006) e Martins (2007). Os resultados apontam que a abordagem HFC pode contribuir para que os alunos reflitam sobre suas concepções a respeito da ciência e dos cientistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-17

Edição

Seção

HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química