Visões de Ciência e Cientistas: análise de uma Proposta Didática baseada em um Texto Histórico

Autores

  • Duanne Maciel Scremin
  • Joanez Aparecida Aires

Palavras-chave:

HFC. Desmistificação. PIBID.

Resumo

A utilização da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) vem sendo amplamente defendida como possível aliada no ensino de ciências (Matthews, 1995; Luffiego, 1994; Peduzzi, 2001). Com base nessa premissa, o objetivo deste trabalho consiste na análise de uma Proposta Didática (PD) para o ensino de química a partir da abordagem HFC tendo por base um texto histórico do cientista James Chadwick sobre a descoberta do nêutron. A PD foi desenvolvida por licenciandos do Curso de Química da UFPR, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Observou-se que o uso de textos clássicos sobre a história da química, a partir da abordagem HFC, pode contribuir para a compreensão de conceitos sobre o que é a ciência e de que forma novas descobertas são alcançadas, bem como o entendimento do que é um cientista e como ele trabalha em diferentes meios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-17

Edição

Seção

HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química