Visões de Ciências e Cientistas Através dos Desenhos: Um Estudo de Caso com Alunos dos 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental de Escola Pública.

Autores

  • Kaio Vinícius da Costa e Silva
  • Edson Rodrigues Santana
  • Agnaldo Arroio

Palavras-chave:

Desenhos. Ensino de Ciências. Cientistas.

Resumo

As questões referentes à natureza da ciência são cada vez mais recorrentes em pesquisas devido ao grau de importância que esta tem na educação científica. Este trabalho procurou observar e discutir quais são as concepções de ciência da natureza e cientista de estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em São Paulo-SP. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com desenhos. Com os resultados buscamos refletir o quanto as discussões sobre a natureza da ciência em sala de aula pode dialogar com os estudantes para que as informações veiculadas em suas obras (desenhos) não se expressem em cientistas estereotipados, visões reducionistas de ciência e alguns significados equivocados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-17

Edição

Seção

HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química