Análise da História e Filosofia da Ciência nas aulas de Química no ensino médio, em duas escolas públicas estaduais na cidade de Campina Grande - PB

Autores

  • João Pessoa Pires Neto
  • Suely Alves da Silva

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Formação de Professores.

Resumo

Esta pesquisa é parte de um resultado de investigação de natureza qualitativa, com objetivo, analisar de que forma está sendo abordada a História e Filosofia da Ciência - HFC no ensino de Química no nível médio em duas escolas públicas estaduais na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa percorreu os seguintes caminhos metodológicos: seleção dos sujeitos a participarem do estudo de caso, observação direta nas aulas, análise dos documentos oficiais das escolas pesquisadas e entrevista com os professores pesquisados, estabelecendo a triangulação na análise dos dados. Os resultados apontam que os professores pesquisados veem a HFC como relevante ao ensino de Química; porém, atribuem a falta de interesse por parte dos estudantes. Verifica-se, também, a falta de bagagem formativa ao trato das questões históricas e filosóficas no campo das ciências naturais por parte dos professores pesquisados, bem como o uso de argumento de autoridade quanto ao conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-17

Edição

Seção

HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química