Abordagem História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química por meio da biografia de Lavoisier

Autores

  • Caroline Morato Fabricio
  • Luciana Mamus Guimarães
  • Joanez Aparecida Aires

Palavras-chave:

PIBID. HFC. Lavoisier.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento de uma Proposta Didática (PD) utilizando a abordagem HFC para o ensino de Química, na qual se trabalhou a bibliografiade Lavoisier. O referencial teórico tem como base Matthews (1995), Bastos (1998), Peduzzi (2001), Malamitsa, Kokkotas & Stamoulis, (2005), Martins (2006), Martins (2007), Chassot (2008), Oki & Moradillo (2008), Höttecke & Silva (2011), Briccia & Carvalho (2011). Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Química/UFPR, o qual visa à melhoria da formação inicial dos licenciandos do Curso de Química desta Universidade, bem como do ensino de química nas escolas publicas conveniadas. Os resultados apontam que o trabalho com tal abordagem contribuiu para que os alunos refletissem a respeito de suas visões sobre ciência e cientistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

HC - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química