Avaliação socioeconômica e a inserção no mercado de trabalho dos alunos egressos curso técnico em química do ifsudestemg-campus barbacena.

Autores

  • Elisabeth do Carmo Mendes Casagrande
  • Francelino Alves Henriques

Palavras-chave:

Curso técnico pós-médio. Educação profissional. Inserção profissional.

Resumo

Pretendemos com essa investigação contribuir com o debate a respeito dos cursos técnicos de nível médio apresentando uma retrospectiva histórica sobre a Educação Profissional no Brasil e um estudo da legislação no decorrer do tempo histórico. O presente trabalho foi realizado a partir de um estudo de caso com abordagem quali/quantitativa. Os sujeitos da investigação foram os egressos do Curso Técnico em Química (CTQ) Pós-médio do IF SUDESTE MG - Campus Barbacena. Os resultados mostraram que 70% estão inseridos na área profissional ou em áreas correlatas. Concluímos que a situação profissional dos egressos foi considerada satisfatória na medida em que a maioria se declarou empregada na área. Um número considerado buscou o ensino superior, sugerindo que o ensino técnico serviu de trampolim entre o ensino médio e o ensino superior, indicando a importância do curso técnico em química na obtenção do emprego e assim na busca de uma mobilidade social.

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Publicado

2013-05-13

Edição

Seção

PE - Políticas educacionais e Educação Química