Representações Escolares e Livros Didáticos: Construindo um Perfil com Ênfase no Cotidiano

Autores

  • Bruno S. Pastoriza
  • Rochele Q. Loguercio

Palavras-chave:

Escola. Representações Escolares. Educação Química

Resumo

Com o foco no ensino de química, este trabalho aplica a ferramenta teórica das representações escolares na análise dos conceitos de reação química presentes em livros didáticos da Escola Básica e da Escola Superior concernentes a essa disciplina. Após situar inicialmente o campo de discussões das
representações escolares, suas ideias e proposições utilizadas, desenvolve-se uma breve evidenciação das aproximações e distanciamentos entre os livros analisados e, com base nas suas possíveis relações, traz-se em seguida a constituição de um perfil de representações escolares que organiza
representações aproximáveis na produção de um conhecimento químico escolar. Através dessa abordagem, ratificam-se diversas formas de conhecimento produzidas no lócus escolar e diferenciadas de outros universos possíveis que através da ferramenta teórica das representações escolares se fazem
visibilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem