A construção social da memória científica

reflexões e atravessamentos

Autores/as

Palabras clave:

Memória., Ciência., Memória Científica., Memória Científica – Construção social., Bibliotecas universitárias.

Resumen

Apresenta questionamentos e perspectivas teóricas para discutir a construção social da memória científica a partir da formação de coleções em bibliotecas universitárias. Trata-se de um texto mais fluido porque é resultado da palestra ministrada no I Encontro Baiano de Bibliotecas Universitárias Públicas. Nesse sentido, trabalha a ótica de Marc Auge a partir dos três paradoxos do tempo; a noção de memória enquanto experiência enfatizada por Walter Benjamim. Por meio de uma pesquisa social, qualitativa e exploratória aponta reflexões e atravessamentos entre a ciência, o tempo e memória para indicar possibilidades de associar a memória à experiência no processo de formação de coleções, parte da construção social da
memória científica em acervos de bibliotecas universitárias.

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Biografía del autor/a

Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora e Mestra em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Docente do Departamento de Biblioteconomia (DEPB), do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (PPGB) e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Bibliotecas, Memória e Resistência, certificado pelo CNPq. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3648-7282.

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Publicado

2023-12-04

Cómo citar

ACHILLES, D. A construção social da memória científica: reflexões e atravessamentos. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. Ed. Especial, p. 9–21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57693. Acesso em: 23 nov. 2024.